Achei Sudoeste


Sem conscientização popular, Brumado poderá sofrer grande epidemia de dengue e zika no verão
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há uma preocupação muito grande por parte da Vigilância Epidemiológica (Vigep), pois circula em Brumado o vírus da dengue tipo II, III e IV, os níveis mais agressivos da doença, bem como o Zika Vírus. No primeiro semestre deste ano, foram registradas quase 800 notificações suspeitas da zika e quase 300 de dengue. A estimativa não é nada favorável para este verão, visto que, sem a conscientização e participação popular, a cidade poderá ter uma grande epidemia das doenças, conforme alerta a Vigep. A população, na sua maioria, aderiu à campanha e combateu o mosquito no final do semestre anterior, mas, neste final de ano, algumas pessoas estão descuidando. 

Sem conscientização popular, Brumado poderá sofrer grande epidemia de dengue e zika no verão
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado é tradicionalmente uma cidade em zona de risco para proliferação do mosquito aedes-aegypti, o principal vetor da dengue, zika e chikungunya, devido ao seu clima tropical e úmido. Para piorar, o mosquito tem ganhado outro aliado para sua proliferação: o cidadão ignorante que descarta objetos nas vias públicas, os quais servem como reservatório de água e berçário pra o mosquito. Percorrendo a cidade na manhã desta sexta-feira (18), o site Brumado Notícias registrou vários pontos irregulares de despejo de entulhos. No meio destes, havia pneus, cascas de coco e garrafas pets já com água acumulada das chuvas dos últimos dias. Boa parte desses descartes foi visto em áreas residenciais.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.