Achei Sudoeste


Cooperativa de catadores de reciclados é implantada em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última segunda-feira (12), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou, em segunda votação, a implantação da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Brumado (CATAMARB). Em seguida, já na tarde de terça-feira (13), o prefeito Aguiberto Lima Dias realizou uma pequena solenidade na calçada da prefeitura oficializando a implantação da cooperativa. O projeto será sancionado em breve. Na oportunidade, o prefeito agradeceu os catadores que se apresentaram para o serviço e desejou boa sorte e sucesso a todos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de meio ambiente, Frederico Neves, esclareceu que a prefeitura deu o pontapé inicial à cooperativa com um investimento de R$ 25 mil, através do qual adquiriu uniformes, seis carrinhos coletores, caixas seletivas coletoras, que ainda serão instaladas em pontos fixos da cidade, e aluguel de galpão. 

Cooperativa de catadores de reciclados é implantada em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário frisou que a cooperativa faz parte da coleta seletiva local, mas precisará do apoio das empresas atuantes na cidade a fim de equipar o galpão com o maquinário necessário para a manipulação do material recolhido. George Euzébio, coordenador da rede Recicla Sertão - com cooperativas já implantadas nos municípios de Caculé, Caetité e Guanambi -, relatou que Brumado tem um grande potencial para o crescimento da cooperativa, uma vez que gera entre 50 e 60 toneladas de lixo por dia. Ele destacou que a participação popular por meio da separação correta do lixo nos coletores será de fundamental importância para o sucesso da cooperativa no município. Toda renda do material recolhido será destinada à manutenção da cooperativa e ao pagamento dos catadores. A estimativa para os seis primeiros meses é de que os catadores cheguem a receber um salário mínimo por mês e, gradativamente, a verba seja aumentada de acordo com o crescimento do projeto. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.