Achei Sudoeste


Brumadense denuncia fraude em cotas no Campus XX da Uneb
Jossilei Ramos já procurou o Ministério Público que investiga o caso. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Pela segunda vez o brumadense Jossilei Ramos da Silva se sente injustiçado pela forma como são preenchidas as cotas no campus XX da Universidade Estadual da Bahia – Uneb, situado em Brumado. Ele prestou em 2012 e 2013 o vestibular para o curso de Direito através do sistema de cotas, mas não foi chamado em nenhuma vez, mesmo tendo boa colocação. O vestibulando acredita estar havendo uma fraude no sistema da instituição no campus XX. “Em 2013 eu fiquei em 22º e foram chamadas 21 pessoas, mas a questão é que entre esses chamados existem algumas que não se enquadram nos critérios exigidos para ser cotista”, denunciou. Os requisitos para fazer parte do sistema de cotas são: ter cursado o ensino médio em escola da rede pública de ensino, ter renda familiar bruta de até quatro salários mínimos e se autodeclarar negro. “Acredito que sete pessoas das que foram chamadas para o curso estão irregulares com esses requisitos. Duas eu tenho certeza da irregularidade porque suas rendas brutas são maiores que quatro salários”, apontou Jossilei ao site Brumado Notícias.

Brumadense denuncia fraude em cotas no Campus XX da Uneb
O denunciante assegurou que não irá desistir de recuperar a vaga que considera como sua por direito. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Silva já procurou o Ministério Público de Brumado e uma promotora já foi designada para o caso, mas ainda não se encontrou com o denunciante, pois está de licença maternidade. Mas antes mesmo de procurar por seus direitos através da justiça, Silva contatou a reitoria da Universidade, indo pessoalmente a Salvador. “Fui lá fazer a denúncia e tive informações que os papeis da minha reclamação foram enviados para Brumado desde abril, mas até agora nada foi definido e a direção da Uneb que não me deu nenhuma resposta. Já se passaram 190 dias desde a minha reclamação”, revoltou-se. Para Jossilei, a reitoria está fazendo vistas grossas sobre a denúncia e que somente não está estudando na universidade por causa da fraude. “Para a Uneb todo mundo agora é negro, mas o que se vê são pessoas utilizando de má fé para burlar a sua própria etnia, têm vergonha de dizer que é branco só para adquirir uma vaga numa universidade pública”, falou. Já encerrando a entrevista, Jossilei Ramos da Silva garantiu que não irá desistir de recuperar a vaga que considera como sua por direito. “Estou dentro dos critérios das cotas e vou buscar fazer justiça para ter a minha vaga. Já perdi dois semestres de 2013, e se for contar com as irregularidades de 2012, perdi então cinco. E agora, quem vai me ressarcir por esse tempo perdido?”.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Vinicius
Me parece que quem já tem nível superior não pode entrar como cotistas. Isso acontece na UNEB- Brumado.
Amaury
Denúncia gravíssima, mas não é novidade no meio universitário brasileiro, já foi provado pela fantástico esse tipo de fraude, uma vergonha para Brumado, um campus pequeno como o nosso, esse assunto se arrastar por tanto tempo, pessoal responsável pela universidade resolva o problema do denunciante, faça justiça para que a vaga seja para quem dela tem direito.
Lucas Leite
Sou totalmente contra este sistema de cotas em universidades, independente da condição financeira, a educação é um direto de todos e e dever do estado, conforme esta escrito na constituição
Jossilei Ramos da Silva
Na verdade caro Lucas não estamos discutindo quem tem ou não condições de ser aprovado em tais vestibulares, no entanto há uma resolução que tem seus critérios, então com base nestes critérios que eu reivindico minha vaga. Com relação a constitucionalidade das mesmas este ano mesmo o Supremo julgou procedente e constitucional o sistemas de cotas no Brasil, outra não podemos comparar pessoas oriundas de escolas particulares com as escolas públicas de nossa querida Bahia, com cinco mês de aulas sem condições e cinco de greve.