Achei Sudoeste


Lacen de Brumado contará com consultas de resultados via internet
Segundo os coordenadores da unidade, o paciente terá acesso ao sistema através de uma senha. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, o Lacen - Laboratório Central está implantando um novo sistema para consulta de resultados via internet. Segundo os coordenadores Fábio Jouberth de Lima Hora e Breno Machado, o paciente terá acesso ao sistema através de uma senha. Assim, ao entrar no site e digitar a senha de acesso, o paciente poderá obter os resultados dos exames na comodidade de casa. De acordo com Machado, o programa, denominado COMPLAB, será implantado em outubro somente nos Laboratórios Centrais que atendem ao setor de atenção básica, como é o caso da unidade de Brumado. Essa tecnologia, considerada pelos coordenadores bastante avançada, é interfaceada, ou seja, o resultado dos exames é liberado automaticamente no sistema após a sua avaliação, em um prazo de cinco dias, caso não haja nenhuma alteração. Havendo alguma alteração, um novo exame será realizado. Os coordenadores ainda adiantaram que, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), todos os Laboratórios Centrais irão implantar um outro programa denominado Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), que funciona como uma rede unificada de dados. Este sistema é importante, segundo Jouberth, também em termos de estatísticas, com o intuito de fornecer dados ao Ministério da Saúde, a exemplo da epidemiologia do local, onde os recursos de saúde precisam ser melhor aplicados, quais os agravos de saúde e os índices de dengue de uma determinada região, entre outras informações.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.