Achei Sudoeste


Brumado participa do Outubro Rosa
Através da Secretaria de Saúde, o município entrou na campanha na manhã desta terça-feira (1º). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Outubro Rosa é o nome dado a uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama realizada por diversos entes no mês de outubro. O movimento começou em 1990, na primeira Corrida pela Cura, promovida em Nova York. Desde então, é realizada anualmente na cidade e em vários locais do mundo. Através da Secretaria de Saúde, o município de Brumado entrou na campanha na manhã desta terça-feira (1º). As agentes de saúde da família compareceram à unidade básica central de atenção familiar vestidas com a camisa da campanha e distribuíram flores artesanais às mulheres que aguardavam a realização de exames. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a enfermeira Cristina Rocha explicou que durante todo o mês de outubro as unidades básicas de saúde da família na sede do município e nas comunidades rurais irão participar da campanha, incentivando as mulheres a realizarem os exames preventivos no combate ao câncer de mama e ao câncer do colo de útero. “A partir do sétimo dia do primeiro ciclo menstrual, a mulher deve começar a fazer o autoexame de toque nos seios. Aos 20 anos deve ser feita uma ultrassom mamária e aos quarenta a mamografia. Com essas prevenções a mulher poderá melhor se cuidar caso apareça qualquer sintoma do câncer. Por isso, estamos distribuindo as flores para incentivar as mulheres a participarem da campanha e cuidarem da saúde do corpo”, reforçou a enfermeira.

Brumado participa do Outubro Rosa
Durante todo o mês de as unidades básicas de saúde da família na sede do município e nas comunidades rurais irão participar da campanha. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Liliane Maltez
O Centro de Saúde de Brumado, mais uma vez, de Parabéns! Esta equipe de ACS sempre a favor das causas que envolvem a prevenção em saúde! Muitas saudades desta equipe, da Enf² Cristina e tantos outros profissionais que fazem acontecer na saúde de Brumado!
Luciene, Irani e Terezinha
Ficamos muitos felizes com seu comentário sobre Outubro Rosa e por ter lembrado das suas amigas.