Achei Sudoeste


Brumado: Sindicato dos agentes de saúde e endemias repudia projetos do prefeito
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (3) ocorreu uma assembleia que reuniu agentes comunitários de saúde e de endemias. Durante o evento foi aprovada e assinada a publicação de uma carta aberta editada pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias da Serra Geral da Bahia (Sindacs-ACE). A presidente do Núcleo Regional do Sindicato, Marivalda Araújo, juntamente com a presidente da subsede de Brumado, Gicélia Santos Ribeiro, e o advogado sindical Élcio Nunes Dourado, apresentou a carta aos presentes e leu o conteúdo na íntegra. Embora seja uma carta aberta, nota-se em seu teor o repúdio ao prefeito e aos Projetos de Lei 004 e 006 de 2017, que tramitam na Câmara de Vereadores e não reconhecem o Sindacs como representante da categoria junto à administração municipal. “O prefeito deveria estar mais preocupado em implantar o plano de carreira da nossa categoria, que é exigido por decreto federal, mas que o município ainda vem descumprindo. Já faz mais de quatro anos que a prefeitura não renova o fardamento e equipamentos para o desenvolvimento das nossas atividades. Nosso trabalho é dotado de insalubridade que o município não paga. Então, ao invés de tentar desconsiderar nosso sindicato, o prefeito deveria colocar em pauta para aprovação o nosso plano de carreira”, declarou a sindicalista Gicélia Santos. 

Brumado: Sindicato dos agentes de saúde e endemias repudia projetos do prefeito
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Do ponto de vista da líder sindical Marivalda Araújo, o prefeito está ferindo a carta magna. “O gestor não pode intervir na representatividade sindical. Os servidores têm a livre escolha quanto a quem querem como representantes. Isso é uma imposição e falta de conhecimento dele. Esses projetos são inconstitucionais e teremos de entrar com uma representação contra tais, pois ferem a carta magna. Estamos depositando nossa confiança nos vereadores que foram eleitos legisladores, ou seja, defensores das leis que regem e protegem os interesses da sociedade como um todo. Enxergamos que o objetivo primário é atingir o nosso plano de carreira que foi iniciado em 2014, está pronto para ser aprovado, mas vem esbarrando na resistência dos gestores de Brumado. O intuito é desvalorizar o servidor agente de saúde, mas com qual interesse?”, indagou a sindicalista. Na carta aberta, a categoria e o sindicato apelam ao prefeito para que retire os projetos de votação e ao mesmo tempo pedem ao presidente da casa legislativa e demais vereadores para que rejeitem as propostas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.