Achei Sudoeste


Brumado: Caminhada do Outubro Rosa conscientiza a população
A caminhada saiu da Avenida Centenário percorrendo parte do centro comercial e finalizando o percurso na Igreja Matriz. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhados de agentes de saúde e endemias de Brumado, participaram no final da tarde da última quarta-feira (16) de uma caminhada em apoio à campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres quanto à realização dos exames de prevenção contra o câncer de mama. A caminhada contou com a presença de muitos populares, que saíram da Avenida Centenário, percorreram parte do centro comercial e finalizaram o percurso na Igreja Matriz. A capela também aderiu à campanha e, por isso, foi iluminada com a cor rosa. Ao longo do percurso, os participantes distribuíam rosas artesanais aos transeuntes, condutores e lojistas. É a primeira vez que o município realiza a caminhada do Outubro Rosa. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, chamou a atenção para a importância do autoexame e dos exames preventivos que são oferecidos pela rede pública.

Brumado: Caminhada do Outubro Rosa conscientiza a população
A proposta da Secretaria de Saúde é que as mulheres realizem a mamografia, que é de graça. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Nossa preocupação é motivar as mulheres, principalmente acima de 40 anos, a realizarem a mamografia, que é de graça e nós ofertamos cem atendimentos por dia. A nossa campanha visa conscientizar às mulheres para realização do exame, no intuito de que seja feito um diagnóstico precoce do câncer de mama, pois a chance de cura é bem menor se descoberto tardiamente. A nossa proposta é que as mulheres façam esse exame uma vez por ano”, explicou o secretário. Feres ressaltou que, embora a campanha seja promovida no mês de outubro, durante todo o ano as mulheres podem procurar às unidades de saúde a fim de se cuidarem. O secretário também adiantou que a Secretaria Municipal de Saúde já está planejando a campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens quanto aos exames preventivos contra o câncer de próstata.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.