Achei Sudoeste


Brumado: Sem subvenção e regente, Lira Ceciliana fica de fora do 07 de setembro
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A tradicional Filarmônica Lira Ceciliana Brumadense, apontada como patrimônio musical e cultural do município de Brumado, não se apresentará no desfile cívico militar de 07 de setembro de 2017. Em todos os anos de apresentação no evento, a Filarmônica sempre tocou o Hino Nacional Brasileiro durante o hasteamento da bandeira na Praça da Matriz, porém, este ano, ao que tudo indica, o hino será tocado através de uma caixa de som. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o presidente da filarmônica, Lucílio Meira, declarou que, após a prefeitura cortar a subvenção de pouco mais de R$ 2.200, a Lira ficou sem um regente, que era mantido com parte do recurso. A subvenção era uma espécie de ajuda de custo do município para a entidade, aprovada como projeto lei pela câmara de vereadores desde a década de 1970. O aviso de corte foi dado no dia 1º de janeiro deste ano, com a posse da nova administração municipal. Além do regente, a verba da prefeitura era utilizada para custear a manutenção da filarmônica, incluindo o pagamento de água, energia a lavanderia e outros. “Nossos uniformes estão sujos, pois estamos sem caixa para pagar a lavanderia”, disse o presidente da entidade musical, que vem mantendo os ensaios com dificuldades sem um regente. O único recurso que entrou este ano veio através de uma apresentação na cidade de Tanhaçu. 

Brumado: Sem subvenção e regente, Lira Ceciliana fica de fora do 07 de setembro
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para custear a água e a energia, os músicos estão rateando o valor e pagando com recursos próprios. O que também chama a atenção é o fato de o ofício/convite para apresentação no desfile da independência, datado do dia 03 de agosto, só ter sido entregue na terça-feira (05). “Nos pegou de calças curtas e nem nos informaram o cronograma de qual ala iríamos participar. Então, os próprios músicos ficaram sem clima para comparecer diante de tamanha falta de atenção e consideração com o serviço que buscamos desempenhar em prol da tradição da nossa cultura musical. Queríamos sim nos apresentar, pois sabemos que os cidadãos que vão à praça apreciam a nossa participação, mas, infelizmente, diante das circunstâncias que nos cercam, a Lira Ceciliana este ano ficará de fora das comemorações do 07 de setembro em nossa cidade”, lamentou o músico e presidente da instituição, Lucílio Meira.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.