Achei Sudoeste


Brumado: Projeto Viver Arte será cooperativado e assumirá galpão da Indústria Cidadã
O projeto agrega dezenas de crianças e adolescentes através da cultura artesanal com marchetaria, materiais reciclados, metal e pintura em telas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após ter sido selecionado em edital público do governo do estado, o projeto Viver Arte, que já funcionava provisoriamente no galpão do Indústria Cidadã, em Brumado, passará a assumir definitivamente o local como grupo cooperativado. O projeto agrega dezenas de crianças e adolescentes através da cultura artesanal com marchetaria, materiais reciclados, metal e pintura em telas e tem despertado nos alunos o gosto pela arte. As aulas são ministradas pelo professor e pastor Mesaque Cunha. Para que o grupo se transforme em cooperativa, técnicos do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) estiveram no local apresentando um projeto de assessoria jurídica e contábil. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram avaliados pelos técnicos, que ficaram entusiasmados com a possibilidade de crescimento do projeto. “O pessoal aqui já possui uma habilidade com qualidade de produtos excepcional. A ideia é ampliar a produção de forma coletiva”, explicou Luiz Cravo, coordenador do Cesol, em entrevista ao site Brumado Notícias.

Brumado: Projeto Viver Arte será cooperativado e assumirá galpão da Indústria Cidadã
A presidente da associação aposta no cooperativismo do projeto como um dos braços sociais no combate à influência das drogas sobre os jovens. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Atual presidente da Sociedade Viver, Zilma da Soledade descreveu que há muito tempo se cogitava a expansão do projeto, que atua como uma organização sem fins lucrativos, visando apenas a profissionalização dos alunos. Zilma disse ainda que como cooperativa o projeto Viver Arte poderá agregar também os artesãos em atividade no município, o que segundo ela fortalecerá tanto a cooperativa quanto os autônomos. “Agora nós temos um incentivo a mais para continuarmos trabalhando. Desde o início nosso objetivo foi atender o lado social, mas o mesmo está colhendo o lado comercial como fruto do bom trabalho desenvolvido”, afirmou ela. A presidente da associação aposta no cooperativismo do projeto como um dos braços sociais no combate à influência das drogas sobre os jovens. “Temos muitas crianças ociosas aqui em Brumado, reféns das drogas, e acreditamos que recuperar é mais difícil. Então nossa proposta é prevenir através da cultura artesanal e da convivência salutar em grupo. Aqui eles estão aprendendo uma profissão e futuramente serão honrados pelo trabalho das próprias mãos. Posso dizer que estamos reunindo arte, lazer, cultura, amizade e profissionalismo dentro de uma mesma mentalidade. Um dia vamos passar, mas a nossa arte continuará como legado para as novas gerações”, concluiu Zilma da Soledade.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.