Achei Sudoeste


Brumado: Prefeito pretende instalar placas de energia solar para reduzir custos
Foto: Portal Solar/Ilustração

A pedido do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), já está sendo elaborado por equipe técnica da secretaria municipal de infraestrutura um projeto piloto que visa à instalação de placas de captação de energia solar em alguns logradouros e repartições públicas do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito declarou que a medida tem o objetivo de conter custos elevados com energia, os quais geram altas despesas aos cofres públicos, acima de R$ 150 mil, fora a Taxa de Iluminação Pública (TIP), que é uma fatia custeada pelo contribuinte. O chefe do executivo declarou que com a concretização do projeto o município terá mais subsídios para investir nas áreas de saúde e infraestrutura. 

Brumado: Prefeito pretende instalar placas de energia solar para reduzir custos
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Como o projeto ainda está em fase de elaboração e sua execução também depende de fatores burocráticos externos, o prefeito ressaltou que dependerá do empenho de terceiros, principalmente por parte da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), para a conclusão do projeto. A princípio, o mesmo atenderá unidades básicas de saúde e outros setores. Vale lembrar que Brumado já conta com um projeto para implantação de um parque de energia solar que tramita em esfera federal. Em 2016, na gestão do então prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), o município disponibilizou uma área de 80 hectares para instalação do que poderá ser o Complexo de Energia Solar de Brumado. Por conta da incidência solar, que é seis vezes maior do que em outras regiões do país, o município já foi incluso no programa do governo federal que incentiva os consumidores a gerarem energia renovável.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.