Achei Sudoeste


UTI de Brumado não conta com Pediatria e Neurologia, explica secretário após transferências
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Brumado já conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal. Em suas primeiras semanas de funcionamento, as unidades atenderam 18 pacientes. No entanto, no último final de semana, duas pessoas acabaram sendo transferidas para a UTI do Hospital de Base, em Vitória da Conquista, o que gerou muitos questionamentos e críticas nas redes sociais. Um jovem de 19 anos, que caiu de cavalo e teve traumatismo craniano, e uma criança de 5 anos, que sofreu queimaduras na cabeça, foram transferidos da unidade brumadense. Os dois casos foram registrados em comunidades rurais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, falou, primeiramente, sobre o caso envolvendo o jovem que sofreu o trauma no crânio. Ele detalhou que, embora já estejam funcionando, os equipamentos ainda estão em processo de gradual e implantação. Dessa forma, até mesmo por questões de custos operacionais, o município ainda não dispõe do atendimento neurológico. 

UTI de Brumado não conta com Pediatria e Neurologia, explica secretário após transferências
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Tanto os materiais quanto o profissional na área de Neurologia são de alto custo. Cidades do porte de Vitória da Conquista tem dificuldade em realocar o profissional da área, imagine nós que estamos iniciando agora? Para tanto, teremos que refazer um novo levantamento de custeio junto ao estado e aos nossos colaboradores, para então, lá na frente, podermos atender também com essa especialidade”, explicou. O também esclareceu que, no momento, a UTI brumadense destina-se a adultos e recém-nascidos, não contando com o setor de pediatria, para atendimento de crianças, o que obrigou o município a acionar a regulação estadual a fim de transferir a a criança que sofreu queimaduras na cabeça.  

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.