Achei Sudoeste


Márcio Moreira: “Fiol está riscando a memória do nosso povo”
Segundo o parlamentar, a preservação história de muitos povoados por onde passarão as locomotivas da ferrovia não estão sendo respeitados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Diante do anúncio de uma nova audiência pública sobre a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), a ser realizada na Câmara Municipal de Brumado no dia 21 deste mês de novembro, o vereador Márcio Moreira (PSB) fez uma cobrança. Moreira pediu para que durante a audiência a população e os próprios vereadores locais tenham oportunidade de fazer questionamentos a respeito dos efeitos colaterais das obras e ao mesmo tempo sobre a preservação história de muitos povoados por onde passarão as locomotivas da ferrovia. “Enquanto se fala na preservação do nosso patrimônio histórico, a Fiol está riscando a memória do nosso povo, invadindo propriedade e derrubando casas que têm muito mais do que o valor material, pois ali se contava a história dos nossos sertanejos”, argumentou o parlamentar em entrevista ao site Brumado Notícias durante última sessão legislativa, dia 04 de novembro. Moreira enfatizou ainda que a indenização da Fiol não compensa as memórias que estão sendo apagadas. “Muitas histórias estão sendo arrancadas do nosso povo, muitos dos nossos moradores das comunidades rurais estão perdendo suas raízes por causa das obras da ferrovia. Passagens de rios e estradas vicinais estão ficando no esquecimento. Paga-se indenizações e apaga-se a história de um povo. O dinheiro que hoje compra as terras é o mesmo que tira a nossa memória”, finalizou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Fabrício Chaves
Balela, esse vereador deveria se preocupar com coisas mais importantes de Brumado.
Maria do Socorro Ribeiro de Figueredo
Essa é a realidade da minha terra. Indenizaram por um valor muito abaixo e infelizmente tivemos que aceitar. Absurdo!