Achei Sudoeste


Brumado: Cresce população de cães de rua aumentando risco de calazar e insegurança no trânsito
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cresce a população de cães de ruas em Brumado e, por isso, é cada vez mais comum os populares se depararem com verdadeiras matilhas nas vias da cidade. A situação preocupa o setor da Vigilância Epidemiológica (Vigep), que conta com uma equipe reduzida para o controle do calazar. Atualmente, o setor só consegue realizar o monitoramento dos cães domésticos por conta da ação voluntária dos proprietários, que levam seus animais para serem examinados com os testes rápidos. Dessa forma, as únicas informações sobre o índice de calazar na cidade são pertinentes apenas aos cachorros residenciais, ficando o município descoberto e sem informações precisas referentes ao seu quadro geral. O próprio setor da Vigep já constatou que há um despejo de cães errantes em Brumado promovido por municípios vizinhos, que transportam os animais em condições inadequadas, amontoados nos bagageiros dos veículos. Outra preocupação está ligada à segurança no trânsito, tanto nas vias públicas quanto nas rodovias de acesso à sede do município, pois, por diversas vezes, já foram registrados acidentes com os cães abandonados, sendo o último ocorrido no sábado (07), na BA-148. Por pouco, o condutor do veículo não morreu. Ele capotou várias vezes próximo ao Parque de Exposições.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Aliane Aguiar
Eu dou risada para não chorar de tristeza e decepção com esse tipo de matéria que exalta a unica preocupação da grande maioria da população em pegar calazar ou sofrer um acidente por conta de cães que foram abandonados pelos " mesmos" nas ruas! kkkkkkkkkkk. Preocupação em ajudar estes animais, em fazer uma matéria explicando que eles não tem culpa alguma de procriar nas ruas, de pegar a doença do calazar ( Que é transmitida pelo mosquito e não por eles) que eles estão sofrendo com isso sem ajuda de ninguém, que sofrem maus tratos, e muitos morrem ou ficam aleijados com atropelamentos ninguém tem né? Ninguém fala. O povo tem que pagar por tudo de ruim que faz a um ser inocente. Se eles estão nas ruas a culpa é de quem? Eles atravessam as ruas com a inocência de uma criança. Passam fome, sede, sofrimento, humilhação sem ter feito nada para merecer! Já a "população"? Esta sim tem que sofrer com o que plantou....Afs!