Achei Sudoeste


Audiência Pública alerta para o perigo de uma nova epidemia de dengue em Brumado
O evento não contou com uma presença esperada da população. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Pouca gente compareceu a audiência pública realizada na noite da última quarta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Brumado, onde foi debatida a situação da dengue na Bahia e no município. Promovido pela 19ª Dires, o evento começou com uma hora de atraso por conta de algumas autoridades convidadas que acabaram não comparecendo. Os gráficos apresentados na audiência apontaram para uma possível epidemia da doença no estado, assim como aconteceu no primeiro trimestre, quando foram registrados mais de 24 mil casos somente na Bahia.

Audiência Pública alerta para o perigo de uma nova epidemia de dengue em Brumado
Alcina e Aparecida, diretoras das Vigilâncias de Saúde e Epidemiológica, respectivamente, alertaram para o risco de uma nova epidemia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Alcina Andrade, superintendente da Vigilância de Saúde, falou sobre os objetivos da audiência. “Nossa proposta é abrir uma discussão com as autoridades governamentais, da saúde e com a sociedade civil sobre o tema, pois a dengue tem se revelado um caso grave de saúde pública que temos enfrentado em nosso estado há mais de uma década”, afirmou Alcina. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Aparecida Araújo, também conversou com a nossa reportagem. Araújo ressaltou que Brumado aparece como destaque entre os municípios no mapa de risco do estado. “Brumado está entre os dez municípios com maior número de casos em todo o estado, o que é muito preocupante. Tememos neste verão uma epidemia mais grave do que aquela já enfrentada no início do ano”, relatou a diretora. 

Audiência Pública alerta para o perigo de uma nova epidemia de dengue em Brumado
O diretor municipal de endemias, Fábio Azevedo, divulgou mais de 1.800 casos de dengue de janeiro a março, com uma vítima fatal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O diretor municipal de endemias, Fábio Azevedo, endossou as palavras de Araújo apresentando números assustadores que colocam o município entre as dez cidades com risco alto de registrar uma epidemia no próximo verão. Segundo o relatório do controle municipal de endemias, só no primeiro semestre de 2013 mais de 2.100 casos de dengue foram notificados. Para se ter uma ideia da situação, entre os meses de janeiro e março, foram confirmados mais de 1.800 casos de dengue, entre os quais uma vítima fatal, um idoso de 76 anos, morador da Vila Presidente Vargas.  Azevedo informou ainda que os Bairros Mercado e Dr. Juracy são os locais que mais apresentam focos do mosquito transmissor na cidade e com o maior número de pessoas infectadas. Pelo menos uma pessoa morreu a cada ano nos últimos quatro anos no município por conta de complicações decorrentes da enfermidade. Durante a audiência, todos os palestrantes reforçaram a necessidade de participação da população no combate à dengue, juntamente com a atuação do poder público.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.