Achei Sudoeste


Brumado: Adab faz alerta sobre prevenção à raiva transmitida por morcegos
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) iniciou uma campanha de alerta contra a raiva transmitida por morcegos hematófagos, que podem afetar animais domésticos, como cães e gatos, bem como herbívoros, que são bovinos, equinos, suínos e caprinos. Muito comum nas pastagens da região, a patologia também pode afetar o homem, conforme explicou o veterinário da Adab, Clemente Fernando Alves, em entrevista ao site Achei Sudoeste. “Todo o cuidado com morcego é pouco, ele pode morder uma fruta e ali deixar a larva contaminada. Depois, nós podemos comer daquela fruta sem nos apercebermos que fomos contaminados. Por isso, alertamos para que nunca se consuma produtos de origem duvidosa, como carne e leite, e todo alimento do campo deve ser devidamente lavado com água sanitária antes do consumo”, alertou o veterinário, orientando os criadores de animais a manter a vacinação anual contra a raiva atualizada. Clemente detalhou que na maioria dos casos de raiva é necessário o sacrifício do animal contaminado, porém, atualmente, a maior sequela da doença, tanto em humanos quanto em animais, é a raiva paralítica.

Brumado: Adab faz alerta sobre prevenção à raiva transmitida por morcegos
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O agrônomo Alexandro Monteiro, gerente do escritório Adab em Brumado, chamou a atenção dos criadores de animais para que saibam identificar possíveis focos do morcego em suas propriedades a fim de que a Adab designe técnicos ao local para realizar a captura dos alados e aplicar o vampiricida para controle do foco.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.