Achei Sudoeste


Brumado: Chuva de 160 mm enche rio e aguadas na região do distrito de Ubiraçaba
Foto Deusdete Ferreira/Achei Sudoeste

Até a metade da madrugada desta terça-feira (30), o cenário era quase desértico, com a vegetação da caatinga bastante seca e castigada pelo sol na região rural do Distrito de Ubiraçaba, em Brumado. Porém, por volta de 4h da madrugada, uma verdadeira tromba d’água foi despejada na região, enchendo um rio e aguadas nas comunidades adjacentes ao distrito. Membro da Associação Comunitária de Moradores da Comunidade Represo, Deusdete Ferreira, registrou imagens e vídeos da forte correnteza que se formou no barramento da localidade. O representante comunitário informou por telefone ao site Achei Sudoeste que o pluviômetro da localidade registrou 160 mm de precipitação em menos de três horas de chuva.

Brumado: Chuva de 160 mm enche rio e aguadas na região do distrito de Ubiraçaba
Foto Deusdete Ferreira/Achei Sudoeste

“Tão forte, intensa e volumosa foi a chuva que a água está passando por cima das estradas de acesso, entre o Represo e Ubiraçaba”, declarou. Na região do Represo, há cerca de 90 famílias que, nos últimos meses, vêm sofrendo os efeitos da severa seca - tendo na lavoura a sua principal atividade econômica, a região vinha passando por inúmeras dificuldades na busca de recursos para a renda das famílias. Ainda de acordo com Deusdete, a maioria do moradores até tentou outras alternativas na busca de recursos hídricos, como poços artesianos, mas a maioria dos aquíferos secou com a estiagem prolongada, atingindo dessa forma a vazão dos poços recém abertos na localidade. Nossa reportagem apurou ainda que, na sede dos distritos de Ubiraçaba e Samambaia, o volume de chuva chegou a 30% com a precipitação dessa madrugada. Os serviços de meteorologia preveem a continuidade das chuvas na microrregião do sertão brumadense durante toda a semana.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.