Achei Sudoeste


Pesquisador esclarece avanços na convivência durante Semana do Autismo em Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Farmacêutico e Pesquisador Charliston Ribeiro Pinto participa da Semana do Autismo em Brumado. No Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), o primeiro no Brasil no segmento, ele desenvolve um trabalho de assistência aos pacientes, além da capacitação da rede de profissionais de saúde que atua no Estado da Bahia, de forma que sejam tomadas as melhores decisões no tratamento das pessoas com o transtorno. 

Pesquisador esclarece avanços na convivência durante Semana do Autismo em Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem um alto impacto do ponto de vista social e financeiro. Uma doença que requer uma abordagem multiprofissional e um comprometimento muito importante do sistema de saúde. A gente costuma dizer que é um transtorno de oportunidades porque, hoje, a gente vem buscando estratégias de intervenção precoce na doença. Quanto mais precoce uma criança que tem autismo é tratada, melhores os ganhos na vida adulta”, destacou ao site Achei Sudoeste. Nesse sentido, o pesquisador ainda frisou que é importante trabalhar a qualidade de vida da família e o ganho de autonomia, comunicação e socialização da criança com o transtorno. “Temos um desafio muito grande pela frente”, afirmou, se referindo às pesquisas e avanços sobre a doença, que são focados em tratamentos não medicamentosos e terapias comportamentais.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.