Achei Sudoeste


Brumado: Vereador diz que DPE foi fechada por estar trabalhando acima da média da Defensoria Geral
Weliton Lopes (SDD) disse que a presença de um defensor público na cidade é de extrema importância e um direito dos cidadãos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na última quarta-feira (15) foi criada uma comissão para lutar em prol do retorno da unidade da Defensoria Pública Estadual (DEP) em Brumado, a qual teve as atividades encerradas no município no dia 26 de março de 2013. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Weliton Lopes (SDD), defensor da causa desde o princípio, falou sobre o assunto. Segundo ele, a presença de um defensor público na cidade é de extrema importância e um direito dos cidadãos. “Brumado nem parece que está no Brasil, tampouco na Bahia, pois está sendo o único local em que os mais necessitados não estão contando com a guarita do estado em relação ao acesso à justiça”, disse Lopes. Em reunião realizada hoje (16), a comissão programou diversas atividades, as quais, caso necessário, culminarão com uma grande mobilização que acontecerá no dia 26 de março, quando se completa um ano do fechamento da DPE no município. “Esperamos que essa mobilização não seja necessária e que antes disso seja designado um defensor público para a cidade”, ressaltou o vereador, que reforçou que essa luta é de toda a cidade e não apenas de um representante. 

Brumado: Vereador diz que DPE foi fechada por estar trabalhando acima da média da Defensoria Geral
A comissão que defende o imediato retorno da Defensoria Pública Estadual se reuniu hoje (16) e já formatou uma agenda de atividades. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Somente na comarca de Brumado já são mais de 4 mil processos parados por conta da falta da Defensoria. Sobre uma possível retaliação política contra o município, o parlamentar disse que, diante da situação, tudo é possível. “Temos o direito de achar que é retaliação, que é incompetência, falta de recurso, perseguição com a Defensoria local, que funcionava há 20 anos e era muito bem conceituada, enfim, tenho direito de acreditar em tudo”, respondeu Lopes, acrescentando que a Defensoria Pública de Brumado era uma das melhores da Bahia sob o comando da Defensora Angélica Coelho e que isso poderia incomodar a Defensoria Geral. Lopes concluiu a entrevista reafirmando que a cidade irá lutar pelos seus direitos.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Marcos Dias
Parabéns aos membros da comissão e queremos urgentemente a nossa Defensoria de volta. É um absurdo isso com Brumado. Lute sem cansar e conte com Brumado.