Achei Sudoeste


Brumado: 'Querem fazer política em cima da dor alheia', diz prefeito ao refutar compra de vacinas
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Município de Brumado não aderiu ao consórcio dos municípios da região para compra de vacinas. Ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) justificou que a prioridade de compra é do Ministério da Saúde. “Não fazemos política em cima da dor alheia. Há muita exploração política em cima disso”, afirmou. Sobre o projeto de lei autorizando a prefeitura a adquirir a vacina, o prefeito disse que a proposta é inconstitucional. “Nenhum legislativo pode criar despesa para outro pagar. Isso não existe, mas querem fazer bonito. Querem fazer uma lei pra me obrigarem a comprar. Existe um veto presidencial para esse tipo de comportamento porque quem compra é o Ministério da Saúde. Há quem queira explorar o momento de dor e sofrimento das pessoas para tirar vantagem política”, reiterou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Amaro Roberto
Brumado vem registrando média de mais de três óbitos por dia por conta da Covid-19. A situação do município de Brumado em relação à pandemia do coronavírus segue crítica. Foram mais três óbitos por complicações da doença, registrados nesta quarta-feira (17). A informação consta no Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Só nos primeiros quatro dias desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou 14 óbitos em decorrência do coronavírus, média de 3,5 óbitos por dia – três no domingo (14), sete na segunda-feira (15), um óbito na terça-feira (16) e três na quarta-feira (17). Apenas um dia da semana registrou menos de três óbitos. Só nos primeiros 76 dias de 2021, o município já registrou mais mortes em decorrência da Covid-19 do que em 2020. Desde o início da pandemia, a Secretaria de saúde confirmou 95 óbitos e 50 deles (52,63% do total) ocorreram em 2021. Só nos 17 primeiros dias do mês de março, foram registrados 34 óbitos (68% dos óbitos em 2021), uma média de dois por dia.
Fábio Gomes Coqueiro
Cada um interpreta as coisas como bem entendem, inclusive deturpando as ideias para justificar suas ações. A lei não obriga e nunca obrigaria a compra de vacinas, ela apenas reconhece o DIREITO de prefeituras e estados comprar vacinas. Talvez o problema não seja a lei e sim as prioridades que cada gestor tem. Brumado hoje é a cidade da região em pior situação, inclusive comparada a cidades de porte bem maior, será que é por uma triste coincidência?