Achei Sudoeste


Brumado: 'Cuidadores de creches não nos apresentaram demandas', diz João Nolasco
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, durante sessão na Câmara de Vereadores, Danilo Dias utilizou a Tribuna Livre representando os cuidadores de creche do Município para denunciar o processo de precarização da categoria (veja aqui). O secretário de educação do município, João Nolasco, se mostrou surpreso com as cobranças e disse que, primeiramente, as mesmas deveriam ter sido levadas ao conhecimento da secretaria. “Até o momento, não fui procurado por nenhum servidor para tratar do assunto. Não é procurando a mídia que as coisas vão se resolver”, afirmou. Na oportunidade, o representante da categoria relatou que há desvio de função entre os cuidadores, na medida em que muitos estão atuando como pedagogos sem a devida regulamentação. Ao Achei Sudoeste, Nolasco rebateu o mesmo ao citar que o edital para o concurso de cuidador de creche não permite a promoção da função. “Não posso promover o cuidador de creche para o cargo de professor ou diretor porque o concurso foi feito para cuidador de creche. Tudo que ele está fazendo na creche estava previsto no edital”, salientou. Nolasco garantiu que irá pessoalmente à creche averiguar a situação de perto e conversar com a categoria para entender a razão das queixas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Elianar Guimarães dos Santos
As demandas sempre foram passadas para os coordenadores das unidades para que chegassem à secretaria, afinal ... Existe uma hierarquia e nós respeitamos. Além do mais, há um mês solicitamos uma reunião com o secretário que por sua vez prometeu vir numa segunda ou terça-feira e nunca veio. Por duas vezes solicitamos, ele prometeu e não cumpriu (tenho provas). Sendo assim, todos os absurdos que o secretário declarou na entrevista são inverdades.
Josiane Pires
Por lei (9394/96), as creches fazem parte da Educação Básica e necessitam da presença de um professor. No município de Brumado, nas creches, não tem professores, apenas cuidadores, que estão realizando o trabalho do professor e não são reconhecidos. Desde à volta do ensino presencial solicitamos uma reunião com a coordenadora da Educação Infantil e não fomos atendidos. E sempre apresentamos as demandas à coordenação.