Achei Sudoeste


Arrombamento a Casa Memorial expõe falta de atenção com o acervo histórico em Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante o feriado do São João, foi registrado um novo arrombamento na Casa Memorial de Brumado, onde estão localizados vários acervos que contam parte da história do município, dentre os quais fotos históricas, pratarias, moedas e objetos antigos e de grande valor material e documental. Os invasores conseguiram desprender as grades que protegiam portas e janelas aos fundos do antigo casarão. No interior, foram revirados vários arquivos e peças históricas. Porém, até o momento, só foi dada falta do computador da secretaria. A exemplo do que ocorreu em 2021, os elementos também tentaram levar novas peças da Fobica, o primeiro veículo a circular pelas ruas de Brumado e que pertencia ao Monsenhor Antônio Fagundes. Na época, foi identificado meses depois que os bandidos invadiram o local e levaram a moto e a caixa de marcha do veículo. Desta vez, os invasores tentaram levar a base do radiador, bem como o capô do carro - eles até chegaram a separar as peças para um possível retorno, o que não foi consumado.

Arrombamento a Casa Memorial expõe falta de atenção com o acervo histórico em Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os arrombadores também violaram os cadeados da Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab), mas não levaram nada do local. Foi uma ação estilo arrastão, pois, na ocasião, também invadiram a unidade do CAPS, subtraíram a botija de gás da cozinha e adentraram o escritório de coordenação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Trata-se de um complexo onde funcionam vários setores públicos e que conta com a segurança da Guarda Civil Municipal (GCM). De acordo com o comandante da GCM, os elementos se valeram de um horário que não havia escala de serviço. Ele garantiu que será feita uma nova escala com reforço de segurança no local. Nossa reportagem tentou contato com o secretário de educação e cultura para tratar do ocorrido, mas o mesmo declarou que estava esperando concluir a apuração do acontecido para então se pronunciar.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.