Achei Sudoeste


Brumado: Vanderlan Barbosa, do Palmeiras, curte primeiro momento de brilho na carreira
Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Aos 19 anos, Vanderlan Barbosa viveu no último domingo (24) o seu primeiro momento de protagonista com a camisa do Palmeiras. Formado na base do Verdão, o lateral-esquerdo aproveitou a chance no time titular e deu assistência para Gabriel Menino marcar o gol da vitória por 2 a 1 contra o Internacional. A repercussão foi imediata. Além do carinho dos membros da comissão técnica e dos companheiros de time ainda no vestiário do Allianz Parque, o lateral recebeu o carinho da torcida em casa. “Foi um momento muito feliz. Não esperava, todo mundo me aplaudiu, me abraçou. Isso é muito bom, se sente mais confiante para tomar as decisões dentro de campo. É um grupo muito bom de se trabalhar”, disse o lateral, em entrevista ao GE. “Cheguei aqui no prédio e encontrei uns torcedores no elevador. Eles me agradeceram, me deram parabéns, tiraram foto... Muito legal ser reconhecido. Meus dias têm sido tranquilos, jogando Playstation, mexendo no computador, só descansando porque amanhã é dia de treino e tenho que dar o melhor”. Hoje “número dois” e reserva imediato de Piquerez para a lateral esquerda, de acordo com Abel Ferreira, o jovem palmeirense reconhece admiração pelo uruguaio, mas fora de campo estuda outro atleta que marcou época no clube.

Brumado: Vanderlan Barbosa, do Palmeiras, curte primeiro momento de brilho na carreira
Foto: Divulgação

“Gosto muito do jogo do Piquerez. De fora eu assisto muitos vídeos do Roberto Carlos. Achava um grande lateral”, revelou. No Verdão desde 2017, Vanderlan colecionou títulos na base, incluindo a Copinha no início desta temporada. Lateral de origem, ele já atuou na zaga, no ataque e brinca que não se fecha para novas experiências no profissional se houver necessidade. “Na base eu já joguei de ponta, de zagueiro, mas minha posição é a lateral. Gosto de jogar como lateral. Mas não tem essa, se for para ajudar o Palmeiras eu jogo até de goleiro (risos)”, brincou. Nascido em Brumado, na Bahia, Vanderlan começou no futebol ainda aos quatro anos, em uma escolinha da sua cidade. A primeira experiência longe de casa foi aos 13 anos, quando atuou pela Jacuipense e chamou a atenção de olheiros do Palmeiras. Com a camisa alviverde, o lateral conquistou três vezes o Paulistão Sub-20 e venceu o Mundial de Clubes Sub-17, além da Copa do Brasil e da Supercopa da categoria. No ano passado, participou de um jogo da campanha palmeirense na Libertadores. Novato no grupo profissional alviverde, ele ouve os conselhos dos mais experientes do grupo. Um em especial: o técnico Abel Ferreira.

Brumado: Vanderlan Barbosa, do Palmeiras, curte primeiro momento de brilho na carreira
Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

“Escuto os conselhos dos meus pais, procuro conversar com os mais experientes do grupo, que já passaram por essa fase. Eu procuro seguir no dia a dia os conselhos do Abel, ele bate muito na tecla de além de sermos melhores atletas sermos melhores homens.... Procuro seguir os conselhos que o Abel dá, e ele confia no processo. Quando vi que o Palmeiras foi buscar atletas da minha posição (no mercado) eu não desanimei, fiquei tranquilo. Sabia que chegaria uma oportunidade e me preocupei em estar pronto para quando essa oportunidade chegasse. Eu trabalhei duro no dia a dia, sempre feliz e confiante, e a oportunidade surgiu e estou conseguindo corresponder. Estou muito feliz”. Os pais de Barbosa concederam entrevista ao site Achei Sudoeste (veja aqui). A primeira sequência como titular já rendeu elogios públicos de Abel Ferreira. O treinador, inclusive, admitiu que o lateral hoje é a segunda opção para o setor, em vantagem em relação ao experiente Jorge – o uruguaio Piquerez é o dono da vaga, mas se recupera de dores musculares. Em alta, o atleta já esteve na mira da Europa nesta temporada. O empresário Paulo Pitombeira levou ao clube uma proposta do Monaco, da França, mas a diretoria não aceitou abrir negociação. “Ainda não tive uma conversa com o Abel, mas como ele mesmo deixou claro: eu fui o número dois naquele dia. Não sabemos amanhã, na próxima semana. A disputa é muito sadia entre eu, Jorge e Piquerez. São grandes jogadores, me ajudam bastante e me dão dicas dentro e fora de campo. Naquele dia eu fui o número dois. Vamos ver daqui pra frente”, afirmou Vanderlan.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.