Achei Sudoeste


Adeptos celebram Dia Nacional das Tradições de Matrizes Africanas em Vitória da Conquista
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na quinta-feira, 21 de março, foi celebrado o Dia Nacional de Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e, no sábado (23), um evento em alusão à data foi realizado em Vitória da Conquista. Membro do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Alexandre Xandô explicou que o dia foi implementado como um marco pelo Governo Lula para celebrar as religiões de matrizes africanas. Ao site Achei Sudoeste, Xandô avalia o estabelecimento da data como uma reparação histórica. “É uma reparação histórica. Assim como o presidente Lula sancionou a lei que, a partir desse ano, é feriado nacional no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. São grandes marcos com relação ao movimento negro”, afirmou. 

Adeptos celebram Dia Nacional das Tradições de Matrizes Africanas em Vitória da Conquista
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para celebrar a data, além de uma passeata que já foi realizada pelas ruas da cidade, Xandô informou que o evento trouxe uma série de oficinas, com diversos temas, entre os quais ervas sagradas, atabaques, saberes da África e cultura do povo negro. Mães e pais de santo e autoridades da área estarão presentes no evento. “Foi um momento de muito aprendizado”, avaliou Alexandre. A iniciativa gratuita e toda programação aconteceu no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.