Achei Sudoeste


Brumado: Jovem é infectado com calazar e aumento nos casos preocupa saúde pública
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O aumento nos casos de Leishmaniose Visceral, ou calazar, tem preocupado a saúde pública em Brumado. O setor começa alertar a população quanto aos cuidados com os animais domésticos, principalmente com os cães. O site Brumado Notícias colheu dados junto ao setor de controle de endemias no município e os mesmos apontam um crescimento na incidência da doença. Segundo o relatório, em 2012, os agentes de endemias conseguiram realizar pouco mais de mil triagens, das quais 28 deram resultado positivo nos testes feitos em cachorros. Já em 2013, foram realizados pouco mais de 400 testes, dos quais 60 foram positivados para o calazar. A preocupação do setor de endemias é que, após o encerramento do primeiro semestre deste ano, o relatório de coletas já apresenta números bem superiores aos dois anos anteriores. A nossa reportagem apurou que mais de 7 mil cães foram vacinados em Brumado. 

Brumado: Jovem é infectado com calazar e aumento nos casos preocupa saúde pública
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O número mostra que a maioria dos animais não passou pela triagem. O coordenador municipal de endemias, Fábio Azevedo, esclareceu que o estado não tem fornecido material suficiente para coleta de pesquisa. Ainda segundo Azevedo, os números de 2013 são apenas do Bairro Malhada Branca, o que aponta que a incidência de calazar pode ser ainda maior do que o setor tenha conseguido registrar. Esta semana uma pessoa foi infectada com a doença, tendo de passar por um rigoroso tratamento no Hospital Professor Magalhães Neto. A grande população de cachorros de rua na cidade, que não são vacinados e nem passam pela triagem do órgão, também preocupa o setor de controle de endemias. Em razão da falta de material de pesquisa, os populares estão realizando exames particulares em seus animais e muitos resultados têm sido positivos para a doença.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.