Achei Sudoeste


Brumado: Guarda Municipal se reúne com prefeito em busca da regulamentação
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após o governo federal ter aprovado a redação final do projeto de lei nº 39/2014, que dispõe sobre o estatuto geral das guardas municipais, a categoria começou a se mobilizar em todo o país no intuito de convencer os gestores públicos municipais a apresentarem projetos de adequação à nova lei, com regulamentação do órgão em cada município. Em Brumado, não tem sido diferente, pois, antes mesmo de a lei ser aprovada pelo governo, a categoria já buscava sua regulamentação junto à administração local. Porém, na noite da última terça-feira (26), representantes da GM receberam o reforço do delegado regional do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Alan Braga, e de GM’s da cidade de Licínio de Almeida, que se reuniram com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) para apresentar o projeto de lei aprovado e buscar respostas quanto ao posicionamento do gestor referente à regulamentação e reestruturação da GM local. 

Brumado: Guarda Municipal se reúne com prefeito em busca da regulamentação
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Alan Braga declarou que considerou a audiência com o prefeito satisfatória, uma vez que o mesmo se mostrou aberto ao diálogo e ao entendimento legal da nova lei. “Alguns gestores põem dificuldade porque não querem assumir a nova roupagem das GM’s, mas os recursos estão disponibilizados desde 2002. Esses prefeitos, assim como os populares como um todo, podem ter a certeza de que a guarda regulamentada será mais uma força para a sociedade no que tange a reforçar a segurança pública”, argumentou o delegado da categoria. 

Brumado: Guarda Municipal se reúne com prefeito em busca da regulamentação
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No entanto, o assessor jurídico municipal, Acioli Viana, apresentou questionamentos que implicam no impacto de custos e estruturação das GM’s aos municípios. Viana disse ainda que o município está sendo cauteloso esperando o desfecho final quanto à real implantação da lei. “O município está agindo com bastante cautela e queremos aguardar o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), pois no dia 25 deste mês foi publicada uma matéria no site oficial do STF apontando que a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Estaduais ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade que questiona a constitucionalidade deste estatuto geral das guardas municipais. A nota reza ainda que existe nessa lei atribuições que são de competência do estado e da união. Na verdade, é uma lei que pega os municípios e as categorias de surpresa, pois prevê alguns dispositivos que implicam alguns questionamentos veiculados a riscos, necessidades, custos. Se a proposta é dar poder de fogo aos guardas, quem equiparia o órgão, quem custearia a capacitação? Ao que indica, tudo parte para uma sinalização de municipalização da segurança pública e ainda não estamos prontos para isso”, disse o assessor jurídico.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Alan Braga
Infelizmente o assessor jurídico municipal esta muito mal informado sobre as questões das Guardas Municipais, no qual nós do Conselho Nacional das Guardas Municipais podemos mostrar a qualquer tempo que existe recursos federais disponíveis assim como todas as atribuições da qual se trata a Lei 13.022/14 não há inconstitucionalidade. Inclusive esta aberto o edital nº 05 do Ministério da Justiça, que desde o dia 05 de agosto até o dia 04 de setembro todos os municípios do Brasil que possuem GCM´s podem estar enviando projetos do valor mínimo de R$ 100.000,00 (Cem mil reais) e valor máximo de R$15.880.000,00 (quinze milhões e oitocentos e oitenta mil reais), que até agora o município de Brumado não teve interesse nenhum em tentar fazer um projeto para tentar captar esses recursos, inclusive mostramos ao prefeito de Brumado projetos aprovados das Guardas de Alagoinhas, Salvador, Feira de Santana, Valença, Itapetinga e outros que vieram destes recursos disponíveis através do Fundo Nacional de Segurança Pública. Além disso o município de Brumado pode estar aderindo ao programa "Crack É Possível Vencer", e estar recebendo investimentos para capacitação dos agentes da Guarda Municipal para atuar na prevenção a violência e criminalidade voltadas para a questão do combate as drogas, além de receber equipamentos como viaturas, motocicletas, bases móvel, micro-ônibus, sprays de pimenta e armas de baixa condutividade elétrica (popularmente chamada de armas de choque), e já temos exemplos aqui na Bahia como Juazeiro, Feira de Santana, Itabuna que aderiram a este programa e receberam diversos equipamentos para as suas GCM. O trânsito também é outra forma de buscar recursos para a manutenção da GCM de Brumado até porque o município também tem o dever e responsabilidade com o trânsito e a GCM pode também atuar no trânsito local, além disso a Lei Federal 13.022/14 também esta de acordo com os artigos 5º, 23º, 30º, 255º da Constituição Federal, de acordo também com o artigo 8º, inciso VII da Lei Maria da Penha, também de acordo com o artigo 99º do Código Civil Brasileiro, com o artigo 301º do Código de Processo Penal. Estamos a disposição também mostrar tudo isso pessoalmente a qualquer um assessor jurídico desta e de qualquer outra gestão municipal. Outras fontes de recursos para o município que também mostramos ao prefeito foram as fiscalizações das posturas municipais e também da fiscalização ambiental que podem ser atribuídas para a GCM atuar fortemente também nestas áreas.