A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria de Cultura, deu início a um processo de restauração de antigos casarões na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário José Ribeiro Neves ressaltou que a ideia é preservar o patrimônio público e histórico de Brumado. “A nossa secretaria tem esse compromisso e, pra isso, precisamos reorganizar esses casarões para que eles possam nos ajudar a contar a história do nosso município”, afirmou.
Assim como foi feito no Mercado Municipal de Artes, ele disse que a pasta iniciou a reforma do antigo prédio onde funcionava a prefeitura. “Os jovens não conhecem essa estrutura física. Nosso objetivo é iniciar a reforma para que esse casarão, depois de tombado, possa estar à disposição da comunidade”, completou. Além da restauração, a prefeitura está realizando um levantamento sobre a história do prédio para informar à população com riqueza de detalhes.
Em um plano maior, segundo Ribeiro, a reforma faz parte do projeto de criação de um centro histórico na cidade, composto pelos prédios do Correios, do Memorial, do Mercado Municipal de Artes, do Colégio Getúlio Vargas, do antigo fórum e da antiga prefeitura. O prédio da antiga Cadeia Pública também será reformado para compor esse corredor histórico. “Assim, a nossa secretaria vai contando um pouco da história do nosso município através desses casarões”, reiterou.
Ribeiro salientou que a proposta visa ainda fomentar o turismo na cidade. Com a criação do Conselho Municipal de Turismo, Brumado foi inscrito dentro do roteiro turístico da região, juntamente com Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, e os casarões farão parte do acervo turístico da cidade para atrair visitantes e a população regional.