
Moradores da comunidade do Campo Seco, em Brumado, denunciaram ao site Achei Sudoeste que caçambeiros estão retirando areia de forma irregular do leito do rio que corta a região.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Ivanilson Ribeiro de Queiroz, presidente da associação de moradores do Campo Seco II, disse que a comunidade vem sofrendo com esse tipo de prática ilegal de extração mineral há anos. “Desde que a associação foi fundada esse problema acontece. Eu cresci vendo essa cena de caçambeiro tirando areia do rio. A gente tem lutado, juntamente com o Inema e o Ibama, para proteger o rio da comunidade”, destacou.
Segundo Queiroz, fiscais do Inema já estiveram no local e retiraram todos os caçambeiros, impedindo a prática irregular. No entanto, o caso voltou a ocorrer novamente e, desta vez, os caçambeiros estão atuando na fonte do rio, onde o pessoal costuma tomar banho.

Além de preservar o meio ambiente diante da conservação do rio, os moradores alegam que o recurso hídrico faz parte da história da comunidade e, apesar de sua importância, está sendo deteriorado com a extração mineral. “Queremos proteger o rio”, declarou.
O presidente relatou que os caçambeiros estão estocando a areia retirada do rio em uma propriedade rural nas proximidades.
Os moradores fizeram vídeos e imagens da extração irregular, que acontece em plena luz do dia, e cobram das autoridades ambientais uma intervenção urgente para impedir que eles continuem atuando no local degradando o rio.