
A cidade de Malhada de Pedras ganhou o selo Ouro da Alfabetização na Idade Certa. O prefeito Beto de Preto Neto (PSD) foi condecorado, nesta quarta-feira (17), na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo presidente da Casa, Hugo Mota (Republicanos), devido ao avanço obtido na educação infantil no município.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o gestor afirmou que a honraria representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido por sua gestão na área da educação. “Estou muito orgulhoso e feliz por estar aqui neste momento recebendo um prêmio de honraria máxima da Câmara dos Deputados, das mãos do presidente da assembleia, Hugo Mota. É um reconhecimento do nosso trabalho na educação”, declarou.
O prefeito destacou que o título significa que Malhada de Pedras está no caminho certo, visto que a educação sempre foi uma prioridade em sua administração. Emocionado, ele dedicou o prêmio aos professores e a todos os profissionais envolvidos nesse processo. “Ficamos na classificação ouro. Dedico esse prêmio aos professores, que estão na sala de aula alfabetizando com todo empenho e carinho, e a todos os profissionais envolvidos nesse processo”, completou.

Professor de carreira, Neto acredita que tudo começa pela educação. “Não existe progresso e uma boa gestão se não investirmos na educação. Eu, professor, estou muito orgulhoso porque estou conseguindo, junto com a minha equipe, realizar sonhos em Malhada de Pedras. Só me traz alegria porque os sonhos dos nossos alunos e do nosso povo também são meus”, enfatizou.
Questionado sobre quais teriam sido os pilares da revolução realizada na educação municipal, o prefeito apontou que, como é profundo conhecedor da área, já sabia quais eram as suas principais carências e pode atuar com precisão nas suas melhorias. “Já estava diagnosticado na minha cabeça. Então, montamos a equipe de educação e fomos trabalhar em cima disso. Diagnosticamos os problemas e trabalhamos em cima deles. As nossas escolas estavam totalmente sucateadas, desde a mobília até a estrutura física, e nós recuperamos tudo. Reconstruímos e construímos novas escolas, climatizamos, instalamos biblioteca... tudo que pudemos fazer pra melhorar a nossa educação nós fizemos e tem dado certo”, avaliou.
Além disso, a gestão trabalhou no reconhecimento e valorização da categoria dos professores.
O objetivo é zerar o número de alunos não alfabetizados na idade certa, concluindo a meta da prefeitura ainda neste ano de 2025.