
Apesar das chuvas registradas entre os meses de novembro e dezembro na cidade de Brumado, o índice pluviométrico não foi suficiente para amenizar o sofrimento dos produtores na zona rural de Brumado.
Diretamente do Distrito de Ubiraçaba, o produtor Florisvaldo Souza Lima, 69 anos, disse ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste n Ar que a chuva não encheu as aguadas e a comunidade tem sofrido com a falta d'água e a seca intensa. “Ainda estamos sofrendo por causa da água. Não tá tendo água de chuva na barragem. As barragens tão tudo secas. Estamos muito sofridos”, afirmou.
A situação só não é pior, segundo o produtor, porque o distrito está sendo abastecido pela Operação Carro Pipa e através de poços artesianos. Essa água é usada com muita economia e de forma racionada pelos moradores.
Neste ano, Florisvaldo destacou que a sua produção de feijão e milho não vingou. “Tá tudo seco, seco mesmo”, enfatizou. Para 2026, ele espera que Deus tenha misericórdia e mande chuva para melhorar a estiagem prolongada na região. “A nossa vivência é a água. Sem água a gente não é nada. Esperamos que Deus tenha misericórdia de nós”, finalizou.