
O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Gildeone Almeida, anunciou que a licitação das obras de esgotamento sanitário de Brumado será publicada no início de 2026. A informação foi confirmada em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar.
Segundo Gildeone, o investimento de R$ 194 milhões em Brumado vai solucionar um passivo histórico na área de saneamento básico. O município, de acordo com ele, ficou atrasado no setor por não possuir, até recentemente, contrato de concessão vigente com a Embasa. “O prefeito chegou, sentamos com o prefeito, dialogamos, o prefeito assinou a renovação da concessão da Embasa, a Embase é uma concessionária e quem tem o direito de conceder ao município, assinamos com o prefeito Fabrício, viabilizamos o recurso e a obra será licitada. Em 2026, Brumado começa a receber obra de saneamento na sede do município”, disse.
A expectativa da Embasa é que, não havendo impugnações ou recursos durante o processo licitatório, as obras tenham início ainda no primeiro semestre de 2026. O projeto prevê a implantação do sistema de esgotamento sanitário na sede do município, resolvendo de forma definitiva os problemas relacionados à coleta e tratamento de esgoto.