
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o presidente da Embasa, Gildeone Almeida, informou que a obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Brumado obra deve gerar impacto direto na economia local. A licitação será publicada em janeiro de 2026.
Segundo Almeida, a expectativa do Governo do Estado e da Embasa, é de a obra gere 500 empregos. “Uma obra do porte da cidade de Brumado, gera, durante o período da execução da obra, em torno de 500 empregos, durante a execução da obra. E, posteriormente, a obra entregue, aí serão em torno de 20 a 30 novos postos de serviço fixos lá na cidade para operar esse sistema de esgotamento sanitário”, garantiu
Gildeone detalhou ainda que a execução do projeto orçado em R$ 194 milhões será feita de forma planejada, em diálogo com a Prefeitura de Brumado e a Secretaria de Infraestrutura do município. “A cidade é dividida por bacias e a gente vai sentar com o prefeito e entender com o município qual é a bacia que pode ser iniciada primeiro para não trazer nenhum transtorno ali, porque de qualquer forma mexe com infraestrutura, vai ter que abrir valas na cidade. Dialogar e fazer um planejamento que atenda também os anseios do município”, disse.