Achei Sudoeste


HGG: UTI completa 20 anos com suporte de alta complexidade na região de Guanambi
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Inaugurada pelo ex-governador Paulo Souto, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Guanambi (HGG) vai completar 20 anos de existência na próxima terça-feira (10). A unidade foi inaugurada no dia 10 de fevereiro de 2006 com cinco leitos. Em 2011, mais cinco leitos foram construídos, totalizando 10 leitos.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a diretora do HGG, Kelly Pozzi, destacou que, ao longo dessas duas décadas, a UTI se consolidou como um serviço essencial para o cuidado de pacientes graves e com risco de morte na cidade e região. “O serviço sempre foi pautado pela excelência técnica e, principalmente, pelo cuidado humanizado”, ressaltou.

Hoje, o HGG conta com duas unidades de terapia intensiva: a UTI I (que completa 10 anos) e a UTI II, que também dispõe de 10 leitos. Para o futuro, Pozzi adiantou que mais uma UTI, a UTI III, será inaugurada no hospital. “Esse é um dos projetos do nosso governador Jerônimo Rodrigues, que esteve aqui na nossa cidade e anunciou essa ampliação”, pontuou.

A diretora salientou que a necessidade de ampliação do número de leitos intensivos é real, visto que a demanda de atendimentos nas UTIs do HGG é muito grande, maior do que a oferta existente na unidade de saúde atualmente. “Essa ampliação é relevante e terá um impacto significativo para toda nossa região”, enfatizou.

Dentro da equipe das UTIs do Hospital de Guanambi, há diversos profissionais, entre os quais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e técnicos administrativos. Todos comprometidos com a vida e o cuidado seguro ao paciente.

Além disso, o HGG passou a contar recentemente com o serviço de neurocirurgia, o qual não seria possível sem o suporte avançado das UTIs. Nas unidades, são prestados serviços de alta complexidade e de atenção integral, fundamental em casos de maior gravidade.

O HGG atende 23 municípios e uma população de mais de 600 mil habitantes. Só no último ano, mais de 500 pacientes passaram pela UTI da unidade, com tempo médio de 6 dias de internação.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.