
Durante reunião para apresentação do Programa Água Doce em Brumado, a coordenação informou que o município utiliza apenas 60% da capacidade dos dessalinizadores instalados na zona rural, enquanto as cidades circunvizinhas fazem uso de 100% desses equipamentos.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o diretor municipal de recursos hídricos, Simão Dutra, informou que, dos 12 dessalinizadores implantados em comunidades rurais, apenas 4 estão funcionando. Os demais não operam em função do desligamento da energia por parte do Município. “Nós estamos trabalhando para restabelecer essa energia de uma forma diferente. A ideia é instalar placas de energia solar para que não exista conta de energia nem para o Município e nem para comunidade”, justificou.
Nessas comunidades aonde os dessalinizadores encontram-se desligados, as famílias, cerca de 250, são atendidas com água via Operação Carro Pipa. Porém, no futuro, Dutra apontou que a proposta é que os equipamentos sejam religados e viabilizem água potável para consumo humano. “Será um impacto muito grande na saúde e bem-estar das famílias”, destacou.
Simão frisou que a água dessalinizada possui qualidade garantida, com todos os parâmetros atestados pelos órgãos técnicos. Trata-se, conforme salientou, de uma das melhores alternativas para enfrentamento à seca.
A manutenção e reativação dos aparelhos está nos planos da prefeitura para este ano.