Achei Sudoeste


Bebê morre por falta de UTI neonatal em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um bebê nasceu prematuramente na última terça-feira (28), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Com os pulmões ainda em formação e sem conseguir se alimentar, a criança necessitava de atendimento avançado em uma UTI neonatal, porém, como a unidade de saúde não dispõe da mesma, a família, da Fazenda Baraúnas, zona rural do município, conseguiu uma liminar na justiça para que o município e o estado providenciassem uma vaga em qualquer unidade do estado. A liminar da justiça venceu na última quinta-feira (30), mas a transferência do bebê não foi realizada. Após três dias lutando pela vida, a criança não resistiu e morreu na noite da última sexta-feira (31). Abalada, a mãe, Joelma Cotrim da Silva, falou ao site Brumado Notícias e fez um apelo as autoridades. “Deus vai me consolar, mas espero que o estado tome como exemplo para que outras famílias não venham a passar por isso”, desabafou. 

Bebê morre por falta de UTI neonatal em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A nossa reportagem também ouviu o secretário de saúde do município, Cáudio Feres, e o mesmo declarou que a transferência de pacientes para outras unidades depende da central de regulação do estado. Feres relatou que foram realizadas buscas em todas as regiões onde há UTIs neonatal, mas não havia vagas disponíveis em nenhuma delas. O secretário ainda informou que a unidade do hospital regional está praticamente pronta. Segundo ele, o município sozinho não conseguirá manter seu funcionamento e necessitará de um convênio com o estado para que a unidade intensiva seja mantida. “Lamentamos o ocorrido, nos esforçamos em conseguir a transferência do bebê, mas não obtivemos êxito, por isso faço esse apelo para que o estado nos dê esse suporte para o nosso hospital. Já melhoramos e muito os atendimentos em nosso município, mas não podemos continuar na dependência de Vitória da Conquista e outras cidades da região para os casos mais complexos”, apelou o secretário. As obras da UTI neonatal em Brumado já foram concluídas; a unidade disponibiliza cinco vagas intensivas e cinco semi-intensivas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Daiane
É muito triste isso eu também perdi um bebê de 22 semanas e 4 dias o mês passado. E é uma vergonha não ter obstetra dia de quinta feira eu tive a minha bebê sozinha depois de muito minutos as enfermeiras apareceram no leito. Quem terminou de fazer o meu parto foi um médico do ponto socorro.