Achei Sudoeste


Brumado: Uma cidade sem comando e carente de políticos que defendam os interesses do povo
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O que o povo mais espera do local onde vive e cria seus filhos é o progresso e desenvolvimento. Mas, em Brumado, esta é uma realidade muito distante diante da fragilidade dos políticos. Nos últimos meses, a capital do minério vem passando por profundas perdas, as quais já se refletem no dia a dia da população, principalmente no comércio local. A cidade, que é administrada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), vive um retrocesso jamais esperado com as perdas da 19ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e da 19ª Diretoria Regional de Educação (Direc). Especulações ainda dão conta de uma possível transferência da 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para o município de Livramento de Nossa Senhora. Na manhã desta sexta-feira (16), o site Brumado Notícias noticiou a preocupação dos açougueiros acerca do provável fechamento do Matadouro e Frigorífico de Brumado (Mafrib). O município vivencia um clima de tensão devido ao acúmulo de perdas irreparáveis que podem travar o crescimento da cidade, sem nenhuma defesa eficaz por parte do chefe do executivo, vereadores e deputados que aqui receberam votos. Perplexa, a população está cada vez mais desacreditada na classe política e não espera muito das autoridades locais, que parecem não se preocupar com o futuro da cidade. Brumado necessita do funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto, 2ª etapa da Barragem de Cristalândia, Esgotamento Sanitário, dentre outras, porém continua na zona do esquecimento dos governos estadual e federal, por conta da falta de políticos que tenham atitude e ação para cobrarem com eficácia as demandas da população. Diante da situação os munícipes têm aclamado: “Salve Deus”.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Kezinha Produções
Um verdadeiro absurdo, o descaso com a população brumadense. Eu fico triste, pois temos um colégio eleitoral tão expressivo, mas isso somente é importante no período eleitoral. Os nossos políticos sem exceção apenas visam os interesses próprios. Um povo sem personalidade política e sem respeito a população. Cada dia fico mais triste, pois tudo isso mostra a falta de representatividade dos políticos com a nossa terra. O meu único sentimento com a política brumadense é nojo; uma política escrota, escrupulosa, nojenta e suja. Mesmo assim tenho uma boa sugestão na tentativa de mudar todo esse cenário triste: convoco toda a população brumadense para que na próxima eleição anulemos os nossos votos, pois isso se tornaria um verdadeiro escândalo na mídia nacional na história política da cidade. Isso demonstraria todo o nosso sentimento para rebater a falta de respeito e descaso dos políticos de Brumado. Espero que a população espalhe esta corrente, pois assim teríamos condições de expulsar estes tipos de políticos do poder público, pois nenhum deles consegue contribuir com nada.
Marco Antônio
Um verdadeiro absurdo, as forças políticas de Brumado estão perdendo a moral, em vez da cidade progredir, está regredindo, cadê os deputados, vereadores, prefeito de Brumado, faça alguma coisa para que esses órgãos não saia de Brumado. Cadê vocês, mostrem a cara!
Jackson
Uma cidade desse pote, não tem uma faculdade que preste, não tem uma área de lazer, não tem segurança e o principal, não tem ninguém que represente. É fato a capital do minério só é a capital do minério na Vila Catiboaba, o resto é a capital do descaso.
Ubiratã Cardoso
Só tenho a lamentar. Verdade nua e crua.
José Maria
E lá se foram e se vão: Direc, Dires, Matadouro, Derba, Detran, Cesta do Povo... Sendo assim as profecias do apocalipse vão se cumprindo uma a uma. Parece mesmo que sem políticos representativos na cidade estamos caminhado a passos largos em direção ao abismo e passado e retrocesso total na história. Uma tragédia de autodestruição de eleitores e eleitos brumadenses.
Athos
É um absurdo o que está ocorrendo em Brumado, uma cidade tão importante do sudoeste baiano. Deixar escorrer órgãos de tamanha importância para o desenvolvimento da cidade e de seus habitantes. Não desmerecendo as possíveis cidades que serão contempladas pelos órgãos, mas Brumado é uma cidade de médio porte, de uma população creio eu de quase 100 mil habitantes, discordo com o IBGE, que informa somente quase 65 mil, está retrocedendo. É por esse motivo que vivenciamos a saída consta da juventude para outras cidades como Vitória da Conquista, Guanambi e Salvador em busca de estudo em faculdade, pois a anos os habitantes esperam ser beneficiados com melhores cursos. É constante a reclamação por parte dos comerciantes, sem dizer que sofremos com a insegurança, saúde digna e educação. Tudo isso é reflexo dos representantes que temos, que na maioria das vezes buscam seus próprios interesses, que não tem força e coragem de reclamar pelo direitos dos cidadãos brumadense. 2 anos passam voando, então vai ser o momento das muitas promessas. Agora digo a cidadãos brumadense vamos refletir e não se esquecer em 2016 o que ocorre com nosso tão querido município, pois na maioria das vezes elegem os mesmo candidatos que hoje estão por que recebeu uma promessa ou até ajuda momentânea, mas isso é passageiro, precisamos refletir de como será o futuro de nossos filhos em Brumado, se queremos que continue assim, então vamos agir como sempre, mas se queremos mudanças precisamos analisar, precisamos deixar o pensamento de partidarismo de lado e escolher aqueles que terão força e coragem para defender nossa cidade Brumado e seus habitantes.
Jacson
Sem mencionar as empresas que estão indo embora. A minha por exemplo vai fechar na cidade e vou para outro lugar. Sou filho desta terra, que tem sido madrasta com a gente por conta da incompetência dos políticos que só olham para o próprio umbigo. Em 10 anos o município de Luís Eduardo Magalhães, saltou de 20.000 para 80.000 Habitantes. Só andamos para trás. É vergonhoso ver a administração da coisa pública aqui, mais vergonhoso ainda é ver o povo feito cordeirinho como se nada estivesse acontecendo. Escrevo direto os meus comentários, procuro pessoas, converso, mas confesso que perdi a esperança de ver algum tipo de levante popular. E aí fica a velha máxima: cada povo tem o governo que merece e infelizmente Brumado está merecendo o que está acontecendo. Vergonhoso, indecorosa, alarmante, nojento, abominável. Tem mais adjetivos para os nossos parlamentares e o representante maior do povo.
Philippe Souza
Isso tudo é o reflexo dos eleitores que entregaram mais uma vez o destino e crescimento da cidade,estado e país a péssimos governantes, que facilmente enganaram a maioria do povo e que hoje vem atrasando todo crescimento, infelizmente o povo quis assim agora é aguentar até o fim as consequências e torcer para que nas próximas eleições o eleitor de bem seja a maioria pra que ai possamos voltar ao caminho certo que nós tantos precisamos.
Rafael Silva
Falar mal da administração de Brumado é fechar os olhos para o que está ocorrendo no país. A atual situação da Capital do Minério nada mais é do que um retrato da realidade brasileira. Reclama-se pelos quatro cantos do Brasil. A Bahia inteira repete a mesma ladainha. A tragédia atual não é privilégio de Brumado e nem consequências da gestão local. O país está se afundando aos poucos. A culpa? Bem, essa pode ser dos próprios eleitores que acabaram de fazer suas escolhas ou, quem sabe, das tais urnas eletrônicas.
Márcio Pinho
O que acontece com o nosso município como foi mencionado nos comentários acima é fruto de escolha de representantes do povo que parece mais o novo partido oculto conhecido como PUB - Partido Umbilical Brumadense - só tem olhos para o próprio umbigo. Pagamos caro por más escolhas, mas acredito que estamos numa trilha tremendamente equivocada, quando nos colocamos somente como meros expectadores sem apresentar alternativas para melhorar o nosso padrão de política ideal - por que não apontar pessoas idôneas que possam de fato ter uma expressiva votação em nossas urnas? Se erramos nas escolhas, persistir no erro é uma "burrice inimaginável". As pessoas parecem sofrer de uma miopia cerebral em grau elevadíssimo, que não consegue fazer uma retrospectiva do que os candidatos foram capazes de fazer pela nossa cidade. Acredito, que o primeiro grande passo para termos a nossa representatividade política é selecionar as pessoas que apresentam propostas comunitárias práticas, concretas, com treino, isso mesmo, treino para lidar com o universo político, saber qual o real papel como vereador, deputado, prefeito, etc. Ao invés de fragmentar os nossos votos, poderíamos concentrar os nossos votos em cidadãos idôneos da nossa própria terra para começar a ter uma representatividade no congresso. Isso parece um sonho? Nem tanto, desde que a educação entre de sola ao longo dos 4 anos na população para orientá-las para o que é melhor para a nossa cidade. Eu acredito que a lista de pessoas idôneas deveriam surgir para iniciar essa seleção de bons candidatos. O partido que abraçar essa ideia estará num caminho eticamente correto e caberá a ele desenvolver essa ideia, com firmeza, selecionando os mais aptos, sem privilégios, com disciplina e dedicação pelo bem da nossa cidade. É assim que eu vejo uma política sadia.
Ginaldo Santos
Como posso chamar de absurdo uma situação de total vergonha para nós moradores e eleitores. Essas entre outras coisas que precisam de atenção urgente em Brumado. Não podemos fingir que nada está acontecendo.