
Na última quarta-feira (26), dirigentes do PT de Brumado se reuniram com o Coordenador Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), Jonas Paulo de Oliveira Neres.
O Secretário de Finanças do Diretório Municipal, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, e o ex-presidente do PT local, Márcio Aguiar, dialogaram com Jonas Paulo ex-presidente estadual do PT sobre políticas estratégicas para fortalecer o desenvolvimento econômico e social do Território Sertão Produtivo, com foco nas potencialidades de Brumado.
O Codes é um órgão colegiado que articula o diálogo entre governo estadual e sociedade civil envolvendo empresários, sindicatos, academia e entidades sociais regulamentado pela Lei Ordinária 11.173/2008. Sua inspiração é o Conselhão, criado no primeiro mandato do presidente Lula, em 2003.
Nesta quarta (04), o Conselhão realizou em Brasília sua última reunião do ano, discutindo economia, segurança alimentar, segurança pública e outros temas, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros Fernando Haddad, Esther Dweck, Paulo Teixeira e do coordenador do Codes, Jonas Paulo.
Durante a visita dos dirigentes petistas, o Coordenador da Associação dos Agricultores Familiares da Bahia (Asfab), Márcio Aguiar, convidou Jonas Paulo a ministrar palestra para colaboradores da entidade.
O convite foi motivado pela atuação de Jonas nos Seminários Macroterritoriais do Plano de Desenvolvimento Integrado PDI Bahia 2050, que teve sua última edição em 17 de novembro, no auditório da Uesb em Vitória da Conquista, reunindo representantes dos territórios Sudoeste Baiano, Médio Sudoeste, Sertão Produtivo e Médio Rio de Contas, sob coordenação da Secretaria do Planejamento (Seplan) da Bahia.
Jonas Paulo aceitou o convite e confirmou presença no Seminário da ASFAB, que acontece nesta sexta-feira (05).
Ele participará de atividade de Formação Política abordando a conjuntura nacional e internacional, com foco nos municípios atendidos pela entidade, que têm desafios para as próximas décadas como ampliar a integração logística, fortalecer a segurança hídrica, consolidar energias renováveis, qualificar a produção rural e industrial e avançar em educação, saúde, conectividade e segurança pública.
O seminário de Agroecologia realizado pela Asfab e destinado à sua equipe técnica que trabalha com extensão rural será realizado no Centro de Treinamento de Líderes (CTL).