Categoria

Bahia

14468 notícia(s) publicada(s)
Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Servidora pública de 22 anos morre um dia após ser baleada em Campo Alegre de Lourdes Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma servidora pública de 22 anos, identificada como Regiane Lacerda, morreu no sábado (20) após ser vítima de uma tentativa de feminicídio na zona rural de Campo Alegre de Lourdes, município localizado no Vale do São Francisco, na Bahia. A vítima estava internada desde sexta-feira (19), quando foi baleada, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com informações da Polícia Militar, equipes da 25ª Companhia Independente (CIPM) foram acionadas após uma denúncia de tentativa de feminicídio em uma residência da zona rural do município. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a mulher ferida.

O suspeito do crime, um homem de 39 anos, foi localizado ainda no imóvel. Com ele, os agentes apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros, além de um carregador e duas munições.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi autuado em flagrante e permanece custodiado, à disposição da Justiça. A identidade dele não foi divulgada pelas autoridades.

A morte de Regiane causou comoção em Campo Alegre de Lourdes. Ela atuava como servidora pública na Creche Eugenelino Dias. Em publicação nas redes sociais, o prefeito do município, Tadeu Dias, lamentou a perda e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho da jovem.

“Neste momento de dor, me solidarizo com seus familiares, amigos e colegas de trabalho, rogando a Deus que conforte seus corações”, escreveu em nota de pesar.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Na contramão do Brasil, Bahia amplia número de produtores orgânicos Foto: Divulgação/Lucas Gama

Enquanto o Brasil registra a primeira queda no número de produtores orgânicos desde o início da série histórica, em 2013, a Bahia aparece entre os estados que seguem expandindo a produção certificada. Dados do Observatório do Brasil Orgânico mostram que o estado ganhou 209 novas unidades produtivas em 2026, desempenho que o coloca entre os principais destaques nacionais do setor.

O avanço baiano ocorre em um cenário de retração nacional. Segundo o levantamento, o país passou de 25.178 para 23.728 unidades de produção orgânica certificadas, uma redução de 5,7%, equivalente à saída de 1.450 produtores do cadastro oficial. Trata-se da primeira diminuição registrada em 13 anos de monitoramento.

Apesar do resultado negativo no Brasil, a queda ficou concentrada principalmente no Pará e no Maranhão, estados que perderam juntos mais de 1.800 registros. De acordo com os pesquisadores, o movimento está relacionado à saída de grandes grupos de extrativistas ligados às cadeias do açaí e do babaçu, cujas certificações coletivas abrangiam centenas de produtores.

Na direção oposta, a Bahia reforçou sua posição como uma das principais forças da agricultura orgânica nacional. O crescimento foi impulsionado pela diversificação produtiva e pelo avanço de culturas como o algodão orgânico, além da expansão de modelos de certificação voltados à agricultura familiar.

O desempenho também consolida o estado entre os líderes brasileiros do setor. Atualmente, a Bahia figura entre os cinco estados com maior número de produtores orgânicos cadastrados, atrás apenas de Paraná e Rio Grande do Sul e à frente de importantes polos agrícolas do país (São Paulo e Pará).

Outro dado que chama atenção é a mudança no perfil da certificação. Pela primeira vez, os Sistemas Participativos de Garantia (SPG) superaram a certificação por auditoria em número de unidades produtivas. O modelo, bastante utilizado por pequenos agricultores organizados em associações e cooperativas, tem ganhado espaço por reduzir custos e facilitar a inserção de produtores no mercado de orgânicos.

Especialistas avaliam que os números indicam uma reorganização geográfica da produção orgânica brasileira. Enquanto estados do Norte enfrentam perdas ligadas ao extrativismo certificado, regiões do Nordeste vêm ampliando sua participação no setor e conquistando maior protagonismo na produção sustentável de alimentos e fibras.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Iniciativas da Sesab para o São João garantem prevenção e assistência na Bahia Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Com 21.213 testes rápidos para detecção de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizados durante o período junino até este sábado (20), a Bahia tem se tornado destaque em levar este serviço para grandes festas. A iniciativa de montagem de postos de testagem faz parte das ações do Governo do Estado na área da saúde para o São João.

Nos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha o serviço oferta exames para HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, há distribuição de preservativos e oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós Exposição (PEP).

Do total de testes realizados, 234 tiveram resultados positivos, sendo 214 reagentes para sífilis, 6 para HIV, 7 para hepatite B e outros 7 para hepatite C.

Pra garantir a assistência para quem está aproveitando as festas em Salvador, o Governo do Estado montou dois postos para atendimento às urgências e emergências, com um em Paripe e outro no Pelourinho. Nos dois dias de funcionamento (sexta e sábado), foram registradas 44 entradas, sendo a maioria por conta de cefaleia (8) e dor abdominal (6).

Os hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Estado também estão preparados para ocorrências de maior complexidade. Na sexta (19) e no sábado (20) foram atendidas cinco pessoas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e uma no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, por conta de ocorrências relacionadas às festas juninas.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bahia investe recorde de R$ 45 milhões na segurança para os festejos de São João Foto: Divulgação/SSP-BA

A Bahia se prepara para vivenciar as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro com o maior esquema de segurança da sua história. O Governo do Estado anunciou um investimento recorde de R$ 45 milhões em tecnologia, infraestrutura e pessoal para a "Operação São João". Como parte desse esforço, o governador Jerônimo Rodrigues entregou três novos helicópteros, avaliados em R$ 101 milhões, destinados às Polícias Militar e Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar, ampliando drasticamente a capacidade de monitoramento aéreo e a agilidade em emergências durante o período junino.

A megaoperação mobilizará 27 mil profissionais de segurança, incluindo policiais civis e militares, peritos e bombeiros, que atuarão na capital, em 11 municípios da Região Metropolitana de Salvador e em mais 271 cidades do interior. A estrutura montada conta com um forte aparato tecnológico: serão utilizadas 2.800 câmeras — sendo 711 equipadas com o sistema de reconhecimento facial —, 104 drones, 1.500 rádios de comunicação móvel de última geração (LTE) e 608 detectores de metal. Além disso, 363 estruturas físicas foram instaladas para abrigar postos policiais, portais de abordagem e espaços integrados com órgãos como o Ministério Público e a Defensoria Pública.

A mobilização também contempla o fortalecimento das ações de inteligência com o uso de 39 novas viaturas e 10 Plataformas de Observação Elevadas (POEs). Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, esses recursos vão otimizar o combate à criminalidade e garantir a proteção de moradores e turistas em municípios estratégicos do interior, como Jequié, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Para dar suporte à população, o Disque Denúncia (número 181) funcionará gratuitamente e em regime de plantão 24 horas, assegurando o anonimato absoluto de quem precisar acionar o serviço.

O policiamento aéreo ganhará um desenho estratégico para cobrir os principais polos festivos do estado. O Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, com o reforço da nova aeronave Fênix 02, atuará em salvamentos, resgates aeromédicos e combate a incêndios. Paralelamente, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) operará em três frentes com quatro aeronaves. Enquanto Salvador manterá dois helicópteros e um avião para missões complexas, duas bases avançadas estarão ativas no interior — uma em Santo Antônio de Jesus, cobrindo o Recôncavo Baiano, e outra na Chapada Diamantina —, garantindo tempo de resposta rápido e maior sensação de segurança em áreas de grande fluxo.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governador da Bahia anuncia concurso para PM e Bombeiros com mais de 3,3 mil vagas Foto: Divulgação/20ºBBM

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), a realização de novos concursos públicos e convocações para reforçar as forças de segurança da Bahia. Os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20). O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.

Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação. Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais. O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Operação São João terá uso de drones na fiscalização das rodovias federais Foto: Divulgação/PRF

Pela primeira vez, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia utilizará drones durante a Operação São João 2026, entre os dias 19 e 25 de junho. Os equipamentos serão empregados em pontos estratégicos das rodovias federais do estado com o objetivo de ampliar a fiscalização do trânsito e reforçar a segurança viária em um período marcado pelo aumento do fluxo de veículos em direção ao interior.

A operação integra o planejamento nacional da corporação e tem como foco a redução de acidentes e garantir viagens mais seguras durante os festejos juninos, quando tradicionalmente cresce a circulação de motoristas nas estradas baianas.

Segundo o inspetor Fábio Rocha, os drones funcionarão como ferramenta de apoio às equipes de fiscalização, permitindo o monitoramento de longos trechos das rodovias e a identificação, em tempo real, de condutas de risco. “O equipamento amplia a capacidade de observação das equipes e permite identificar infrações que muitas vezes não seriam percebidas no monitoramento convencional”, afirma.

O principal foco da tecnologia será a fiscalização de ultrapassagens em locais proibidos, infração diretamente associada a acidentes graves e colisões frontais. As imagens captadas pelos drones permitem acompanhar toda a dinâmica da manobra e auxiliam as equipes em solo na abordagem dos condutores infratores. Além disso, os equipamentos também serão utilizados para monitorar o fluxo de veículos e identificar situações que possam comprometer a segurança viária.

Durante o período junino, a PRF registra aumento de infrações que elevam o risco de acidentes, como excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, direção sob efeito de álcool, falta do cinto de segurança e uso do celular ao volante. As penalidades variam conforme a infração, podendo incluir multas elevadas, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, em casos mais graves, enquadramento como crime de trânsito.

A corporação reforça que, apesar do aumento da fiscalização, a principal medida para reduzir acidentes continua sendo a conscientização dos motoristas. A orientação é que os condutores planejem a viagem com antecedência, façam revisão do veículo, respeitem os limites de velocidade, mantenham distância segura e evitem ultrapassagens em locais proibidos. O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes, e crianças devem ser transportadas nos dispositivos adequados. A PRF também alerta que álcool e direção não combinam e para os riscos do uso do celular ao volante.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
IBGE abre seleções com quase mil vagas temporárias na Bahia e salários de até R$ 5,2 mil Foto: Divulgação/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou os editais de dois processos seletivos simplificados para a contratação de profissionais temporários. Na Bahia, são oferecidas 969 vagas para atuação no 12º Censo Agropecuário e no Censo de População em Situação de Rua.

As oportunidades contemplam candidatos com níveis Médio e Superior, com remunerações que chegam a R$ 5.255,40, além de benefícios expressivos. Os contratos têm duração inicial de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

O maior volume de vagas é destinado ao Censo Agropecuário, com 876 oportunidades na Bahia (40 em Salvador e 836 distribuídas por 114 municípios do interior). Todas exigem Ensino Médio completo. Os salários variam de R$ 2.128 a R$ 4.008, a depender da função, e três delas exigem CNH na categoria B. As inscrições já estão abertas e vão até 1º de julho, pelo site do IBFC, com taxa de R$ 53. A prova objetiva está prevista para setembro, e o resultado final sai em dezembro de 2026.

O segundo processo seletivo oferece 93 vagas em Salvador, divididas em duas funções: Analista Censitário (54 vagas): Exige Ensino Superior em áreas como agronomia, assistência social, ciências sociais, jornalismo ou TI. O salário é de R$ 5.255,40. Agente Censitário de Qualidade (39 vagas): Exige Ensino Médio completo e tem remuneração de R$ 2.932,00. As inscrições para essa segunda seleção começam às 10h desta quarta-feira (17) e vão até 15 de julho, pelo site do Instituto Avalia. As taxas custam R$ 37,50 para analista e R$ 41,76 para agente. A prova será em agosto, com resultado em novembro de 2026.

Independentemente do processo seletivo, todos os contratados receberão auxílio-alimentação de R$ 1.192,00, além de auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais. Ambos os certames contam com reserva de vagas para pessoas com deficiência, pretas ou pardas, indígenas e quilombolas. Os editais completos estão disponíveis nos sites das bancas organizadoras e no portal do IBGE.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Salários de servidores estaduais da Bahia serão antecipados para o São João Foto: Joá Souza/GOVBA

Os servidores públicos estaduais da Bahia terão 40% do salário antecipado para o dia 20 de junho, devido ao período de festejos do São João. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (18), pelo governador Jerônimo Rodrigues.

 O chefe do Executivo baiano publicou a decisão em suas redes sociais. “Nossos servidores poderão aproveitar o recesso com mais tranquilidade”, afirmou. Os servidores que possuem conta no Banco do Brasil receberão os rendimentos no próximo dia 20, enquanto os vinculados a outras instituições financeiras poderão acessar o pagamento no dia 22.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Dupla tenta fugir de viaturas, mas acaba presa com drogas e toucas ninja em Itororó Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia, por meio das Delegacias Territoriais (DTs) de Itapetinga e Itororó, em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu em flagrante dois homens, de 24 e 26 anos, respectivamente, por tráfico de drogas, na madrugada desta quinta-feira (18), em Itororó.

Após investigações realizadas pelas Delegacias Territoriais (DTs/Itapetinga e Itororó) sobre o comércio de entorpecentes na região, diligências foram realizadas em um estabelecimento comercial localizado no bairro Loteamento Rio Colônia, no município de Itororó. Ao avistarem as viaturas policiais, dois homens que estavam no local tentaram fugir, mas foram alcançados pelas equipes.

Com os suspeitos, foram apreendidos 164 pinos de cocaína, uma porção grande da mesma substância, além de porções de maconha e crack, dinheiro em espécie, um aparelho celular e duas toucas, possivelmente utilizadas em ataques criminosos na região.

Diante dos fatos, os homens receberam voz de prisão em flagrante e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a DT de Itapetinga, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Eles permanecem custodiados à disposição da Justiça.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jaques Wagner nega propina do Master e explica dólares e apartamento no Horto Florestal Foto: Reprodução/TV Band

O senador Jaques Wagner (PT), líder do governo Lula no Senado, negou nesta quinta-feira (18) ter recebido qualquer dinheiro do Banco Master após ser alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal.

Em entrevista à TV Band, o senador afirmou que os US$ 49 mil encontrados pela PF são referentes a diárias recebidas do Congresso Nacional para viagens ao exterior.

“O dinheiro, várias vezes viajei pro exterior. Mandei até levantar: de diária eu recebi 70 mil dólares. Eu fui viajar e comprei via Banco do Brasil. Então não tenho nada para esconder desse dinheiro. Do ponto de vista do dinheiro, estou absolutamente tranquilo”, disse Wagner.

O senador também comentou sobre um apartamento avaliado em R$ 2,5 milhões no Horto Florestal, em Salvador. Segundo ele, não houve transferência de patrimônio.

Wagner afirmou que queria dar o imóvel à filha e pediu ao empresário Augusto Lima, a quem chama de “Guga”, que comprasse o apartamento com a intenção de recomprá-lo depois.

“Nunca recebi dinheiro do Master ou de Augusto Lima. Sobre o apartamento, eu tinha interesse de dar à minha filha um apartamento desse. Falei com o Guga: você pode comprar e depois eu recomprar? Não tem nenhuma transferência de patrimônio para mim”, declarou.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Traficante é preso dentro de maternidade durante nascimento do filho em Salvador Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem identificado como Jeamerson dos Santo Serafim, 32 anos, e investigado por envolvimento com o tráfico de drogas foi preso dentro de uma maternidade de Salvador enquanto acompanhava o nascimento do filho, segundo a TV Bahia. Ele foi localizado por equipes da Operação Gênesis, deflagrada nesta terça-feira (16), que mira uma organização criminosa investigada por tráfico e homicídios nos bairros de Águas Claras e Cajazeiras V.

Jeamerson foi o 16º alvo capturado durante a operação. No momento da prisão, ele estava em uma unidade de saúde localizada no bairro do Pau Miúdo. As investigações, conduzidas há cerca de dois anos, apontam que o grupo não mantinha ligação com facções criminosas, mas atuava de forma estruturada e com alto grau de violência.

A organização é suspeita de ordenar pelo menos 15 assassinatos de rivais entre 2025 e 2026, consolidando sua atuação inicialmente em Águas Claras e expandindo as atividades para Cajazeiras V. Ainda de acordo com as investigações, a atuação do grupo ultrapassou as fronteiras da Bahia e alcançou os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além das 16 prisões, outros cinco mandados foram cumpridos contra investigados que já estavam detidos, sendo três em unidades prisionais da Bahia e dois em Santa Catarina.

As ações ocorreram simultaneamente em Salvador, Lauro de Freitas, Macaé (RJ), Balneário Camboriú e Itapema (SC), com a participação de mais de 300 policiais. Durante o cumprimento dos mandados, dois suspeitos reagiram à abordagem policial e morreram após confronto.

Ao todo, também foram executados 29 mandados de busca e apreensão. Na operação, os agentes recolheram armas de fogo, porções de drogas, aparelhos celulares, documentos e outros equipamentos eletrônicos. Todo o material apreendido será submetido à perícia e deve auxiliar no aprofundamento das investigações sobre a atuação da organização criminosa.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Estudantes criam carrinho de lego que faz limpeza autônoma de praias Foto: Gabriel Pinheiro/Secti

A preocupação com o meio ambiente e o ecossistema marinho levou quatro estudantes do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella, localizado no bairro do Cabula, em Salvador, a criarem um carrinho autônomo, de peças de lego, que recolhe o lixo acumulado nas areias das praias.

Orientados pelos professores Alex Fonseca e Sâmara Azevedo, os estudantes Guilherme Oliveira, Laís Barreto, Vitória Barreto e Yasmym Andrade, fazem parte do clube de ciências da escola. Eles aproveitam as aulas de robótica para desenvolver projetos que causem impacto positivo à comunidade.

Vitória e Yasmym contam como surgiu a ideia de criar o carrinho. “Fizemos uma pesquisa sobre como os lixos jogados nas praias podem ficar décadas boiando”, dizem. “Como nossa escola já possuí o laboratório completo de robótica, pensamos em, com o conhecimento que tínhamos, usar o material Lego Technic para a confecção do protótipo”, complementam.

 A montagem mobilizou os jovens cientistas, unindo curiosidade e inovação. “Fizemos desenhos de como poderia ser o protótipo e usamos nossa criatividade e conhecimento para montar os motores e as bases dele em lego. Também adaptamos as rodas do carro com esteira para facilidade de locomoção em solo arenoso”, afirma Vitória.

 Com foco na sustentabilidade, já que não precisa de combustíveis fósseis para seu funcionamento, o carrinho está em fase de desenvolvimento. “Nós já concluímos o mecanismo do protótipo, mas o próximo passo é criar um casco pra ele utilizando a impressora 3D fornecida pelo colégio no laboratório maker”, destaca Guilherme Oliveira.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem morre após ser esfaqueada em briga com outra mulher em Filadélfia Foto: Reprodução/TV São Francisco

Uma jovem de 27 anos morreu após ser esfaqueada em uma briga com outra mulher, no domingo (14), na zona rural de Filadélfia, no norte da Bahia. As informações são do G1.

Segundo a Polícia Civil (PC), o crime aconteceu durante uma festa, ocorrida na madrugada. A suspeita da ação, que não teve o nome divulgado, fugiu em seguida.

Amanda Alves da Silva chegou a ser socorrida e foi levada para o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dela passou por necropsia no Instituto Médico Legal (IML) da região. Não há detalhes sobre o sepultamento.

O caso é apurado pela Delegacia de Filadélfia. Até a última atualização desta reportagem, a suspeita do crime ainda não havia sido localizada. Também não foi divulgada a causa da briga entre ela e a vítima.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Casal morre após batida entre moto e dois carros em Salvador Foto: Reprodução/G1

Um homem e uma mulher morreram após um acidente envolvendo uma motocicleta e dois carros na manhã desta segunda-feira (15), no bairro de Cajazeiras VIII, em Salvador.

As vítimas foram identificadas como Daniel Conceição de Jesus, de 19 anos, e Rafaela Belo dos Santos, de 18. Segundo informações apuradas pela TV Bahia, os dois eram um casal e a jovem estava grávida.

A batida aconteceu na Rua Herculano Menezes, na localidade conhecida como Ladeira do Pinicão. Com o impacto da batida, Daniel e Rafaela foram arremessados da motocicleta e morreram ainda no local.

Por causa do acidente, uma das faixas da via ficou parcialmente interditada, o que provocou lentidão no trânsito da região.

Em nota, a Polícia Militar informou que equipes do 22º Batalhão foram acionadas para atender a ocorrência. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constataram as mortes no local.

Ainda segundo a PM, equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram acionadas para realizar os procedimentos necessários.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado pela 13ª Delegacia Territorial (DT/Cajazeiras) como acidente de trânsito. As circunstâncias do ocorrido serão investigadas.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Corpo de mulher é encontrado em estado de decomposição embaixo de guarda-roupa em Irecê Foto: Divulgação/PMI

Uma mulher de 59 anos foi encontrada morta dentro da própria casa em Irecê, no norte da Bahia. O corpo de Clarice Teles dos Santos foi localizado na quinta-feira (11), embaixo de um guarda-roupa, no bairro Novo Horizonte. As informações são do Correio 24h.

Segundo a Polícia Civil, a vítima já estava em estado de decomposição quando foi encontrada e não apresentava indícios aparentes de violência. A principal hipótese inicial é de que o móvel tenha tombado sobre a mulher, mas as circunstâncias da morte ainda serão investigadas.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso é apurado pela 1ª Delegacia Territorial (DT) de Irecê. A corporação destacou que foram expedidas guias para perícia e remoção do corpo, enquanto diligências seguem em andamento para esclarecer o ocorrido.

Os exames periciais deverão apontar a causa da morte e ajudar a determinar se houve acidente ou outra circunstância relacionada ao caso.

Até o momento, a polícia não divulgou informações sobre há quanto tempo a vítima estava morta antes de ser encontrada.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motorista fica preso nas ferragens e morre após carreta tombar em Barreiras Foto: Divulgação/PRF

O motorista de uma carreta morreu depois que o veículo tombou, na madrugada deste domingo (14), em um trecho da BR-242, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu pouco depois da meia-noite. Parte da pista ficou interditada por cerca de 3 horas.

A vítima, que não teve o nome divulgado, ficou presa nas ferragens. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas ela não resistiu.

Após ser removido da carreta por agentes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), o corpo do condutor foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras.

Não há detalhes sobre o sepultamento e nem sobre as circunstâncias do acidente. A carreta foi removida da rodovia.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foragidos são presos ao tentar entrar em festas juninas na Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Dois homens foragidos da Justiça foram presos após passarem pelo sistema de reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Os flagras ocorreram na sexta-feira (12), quando os homens tentavam entrar em festas juninas.

O primeiro a ser capturado pretendia entrar no “Arraiá do Licuri”, em Serrolândia, cidade no norte da Bahia. Ele era fugitivo do estado de São Paulo, alvo de mandado de prisão por homicídio.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o homem foi levado à Polinter, onde teve o mandado cumprido. A pasta não informou quando nem se ele será transferido para uma unidade prisional de São Paulo.

Já a segunda ocorrência foi registrada no município de Teofilândia. O homem era alvo de um mandado em aberto por pensão alimentícia. Ele foi preso após equipes da Polícia Militar serem alertadas pelas câmeras inteligentes da SSP-BA.

A pasta ressalta que as duas cidades integram um grupo de 10 municípios que receberam Plataformas de Observação Elevada nos circuitos festivos. O objetivo é garantir a segurança de baianos e turistas durante os festejos juninos.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo da Bahia anuncia megapacote de R$ 1,7 bilhão para 200 municípios Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou um robusto pacote de investimentos que soma mais de R$ 1,7 bilhão para a infraestrutura viária, mobilidade e serviços públicos em diversas regiões do estado. O anúncio foi feito durante evento no Parque de Exposições, em Salvador.

As iniciativas beneficiam diretamente 200 cidades baianas por meio da liberação de 24 ordens de serviços, 56 licitações, 271 convênios e três acordos consorciais. De acordo com o chefe do Executivo estadual, o foco principal atende à maior demanda das prefeituras: a infraestrutura rodoviária (incluindo estradas vicinais e estaduais), além de melhorias em hospitais, escolas, creches e saneamento.

O montante bilionário foi distribuído estrategicamente entre as principais pastas do governo. A infraestrutura e mobilidade concentram a maior fatia do recurso, com R$ 595 milhões destinados a 52 ações imediatas, sendo 31 aberturas de licitação e 21 ordens de serviço. Entre as obras prioritárias está a pavimentação que liga a Lagoa da Boa Vista ao Vale do Paraíso, em Seabra, considerada essencial para o escoamento da agricultura familiar na região.

A área da saúde receberá R$ 356,7 milhões, aplicados em 40 convênios, uma nova licitação e na entrega de 17 veículos para o interior, incluindo 15 micro-ônibus para o programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O principal marco da pasta é a abertura da licitação para a construção do novo Hospital Regional de Bom Jesus da Lapa, obra orçada em mais de R$ 100 milhões que visa descentralizar o atendimento de alta complexidade no Oeste baiano.

Na educação, o investimento de R$ 180 milhões será direcionado para 53 convênios. O destaque fica por conta da construção do Centro Multidisciplinar e Atendimento Educacional Especializado na cidade de Banzaê, voltado para o suporte a crianças neurodivergentes. Outros R$ 108 milhões foram assegurados para a execução de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário no interior.

O pacote ainda destina R$ 41 milhões para o esporte e lazer, R$ 13,3 milhões para o desenvolvimento rural (incluindo a reforma do Mercado Municipal de Bom Jesus da Serra), R$ 8 milhões para a construção de 50 casas populares em Jitaúna, além de verbas para o turismo em Maraú e Palmeiras, e sinalização viária pelo Detran em Pau Brasil. A gestão estadual garantiu que haverá um cronograma rigoroso de publicações no Diário Oficial para assegurar o cumprimento dos prazos nos próximos meses.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Operação São João começa neste fim de semana com 27 mil policiais e bombeiros Foto: Divulgação/SSP-BA

Equipamentos de tecnologia e inteligência, monitoramento em tempo real e 27 mil policiais, peritos e bombeiros, maior efetivo da história para os eventos, serão empregados pela Secretaria da Segurança Pública a partir do próximo final de semana, no início da 'Operação São João 2026'.  

Cerca de R$ 45 milhões serão investidos pelo Governo do Estado para proteção dos baianos e turistas.

 Mais de 2.800 câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial, PTZ, LPR e CCO são utilizadas no trabalho policial. Além disso, o efetivo conta com o funcionamento de 13 Plataformas de Observação Elevada e um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, intensificando o trabalho de monitoramento.

 As equipes também atuam com o reforço de equipamentos como detectores de metais móveis, 104 drones, três helicópteros e 1.755 viaturas, além de estruturas móveis e postos especializados. O trabalho ocorre em 283 cidades da Bahia, sendo 12 da Região Metropolitana e 271 do interior, até o dia 12 de julho.

 A Polícia Militar atua com equipes ordinárias e especializadas no policiamento ostensivo e preventivo. Já a Polícia Civil opera com emprego estratégico de efetivo ordinário e extraordinário, instalação de estruturas temporárias de atendimento e ações de inteligência.

 O Corpo de Bombeiros atua com Postos e rondas com serviços de prevenção a acidentes, orientações à população e atendimento a emergências. Também, o Departamento de Polícia Técnica estará com equipes extraordinárias, Unidades Móveis e Postos Modulares.

 “Com total apoio do governador Jerônimo Rodrigues, empregaremos o maior efetivo da história para os festejos juninos. Além dos R$ 45 milhões investidos no reforço policial e das atividades de bombeiros, recebemos também novas viaturas, entre elas Plataformas de Observação Elevada (POEs), que permitirão ampliação do monitoramento de câmeras”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Empresa de energia vai abrir mais de 2 mil vagas de emprego na Bahia Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A AXIA Energia, antiga Eletrobras, deverá abrir mais de 2 mil vagas de emprego na Bahia em breve. As oportunidades contemplarão diferentes níveis de escolaridade e serão detalhadas no site da empresa.

Neste ano, os estados de Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco receberão investimentos de R$ 2,6 bilhões para a construção de 1.100 quilômetros de linhas de transmissão e seccionamentos de linha.

As linhas de transmissão que passarão pela Bahia são: LT 500 kV Bom Nome II – Campo Formoso II. Municípios: Abaré, Campo Formoso, Chorrochó, Curaçá, Jaguarari e Juazeiro. LT 500 kV Zebu III – Olindina. Municípios: Antas, Cícero Dantas, Heliópolis, Itapicuru, Jeremoabo, Olindina, Paulo Afonso, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Santa Brígida e Sítio do Quinto.

Para a construção dos empreendimentos, a estimativa é de geração de 2.142 empregos.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Cigano é morto após ser atraído para receber dívida em emboscada em Olindina Foto: Reprodução/Correio 24h

Um homem identificado como Ricardo Marques Cabral, 34 anos. foi morto a tiros após ser atraído para uma suposta cobrança de dívida na zona rural de Olindina, no nordeste da Bahia.  De acordo com o Correio 24h, conhecido como 'Cigano Ricardo', integrante da comunidade cigana da região, ele teria sido vítima de uma emboscada ao atender um chamado para receber um valor que lhe era devido.

De acordo com informações divulgadas por representantes da comunidade, Ricardo recebeu uma ligação de uma mulher que teria informado a intenção de quitar uma dívida. Diante da proposta, ele saiu de casa acompanhado da esposa em um Volkswagen Nivus vermelho e seguiu em direção ao povoado de Colônia, onde o encontro teria sido marcado.

Ao chegar ao local indicado, o casal foi surpreendido por homens armados. Segundo relatos colhidos por familiares, diversos disparos foram efetuados contra Ricardo logo após a aproximação do veículo. Mesmo baleado, ele ainda conseguiu conduzir o carro por alguns metros antes de perder o controle e parar em uma área de plantação. A esposa conseguiu escapar do ataque e não foi atingida.

Após o crime, familiares iniciaram buscas para localizar a vítima. O caso mobilizou moradores da região e integrantes da comunidade cigana, que acompanham o andamento das investigações. A Polícia Civil informou que a Delegacia Territorial de Olindina instaurou inquérito para apurar a morte de Ricardo Marques Cabral.

Conforme o registro da ocorrência, o homem e a esposa foram recebidos a tiros quando se aproximavam de uma residência na zona rural do município. A Polícia Civil informou que a Delegacia Territorial de Olindina instaurou inquérito para apurar a morte de Ricardo Marques Cabral.

Guias para perícia foram expedidas e policiais militares apresentaram munições e estojos recolhidos na cena do crime. As investigações buscam esclarecer as circunstâncias da execução, identificar os autores e determinar a motivação do homicídio. A polícia também realiza diligências e oitivas de testemunhas para reconstruir os momentos que antecederam o ataque.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Professora aposentada é encontrada morta dentro de casa em Santa Rita de Cássia Foto: Thuane Maria/GOVBA

Uma professora aposentada de 70 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na cidade de Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia.

Segundo apurou a TV Oeste, familiares arrombaram a porta do imóvel depois de estranhar o sumiço da vítima, no domingo (7).

O corpo da idosa tinha marcas de violência e estava em um banheiro. A suspeita inicial é de que ela tenha sido arrastada até o local após ser assassinada em outro cômodo. O caso é apurado pela Polícia Civil (PC).

Conforme pontuou a corporação, a professora aposentada morava sozinha no local, mas costumava receber visitas de familiares. Testemunhas estão sendo ouvidas para esclarecer o caso.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, também no oeste do estado, onde passou por necropsia. Não há detalhes sobre velório e sepultamento.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo da Bahia pavimentará o acesso à localidade de Barra Grande, em Maraú Foto: Rui Brandão/Seinfra

Importante destino turístico baiano, o acesso à localidade de Barra Grande, em Maraú, que faz a ligação com o entroncamento da BR-030, passará por obras de pavimentação em 6,2 km de extensão. Realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as ações terão o investimento previsto de R$ 20,1 milhões e beneficiarão na atração de mais visitantes para a Costa do Dendê, uma das zonas turísticas com maior fluxo de pessoas durante o ano, e atenderá mais de 25 mil moradores no município do Litoral Sul do estado. O processo licitatório para contratar a empresa a fim de executar os serviços foi iniciado com a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (09).

“O trecho asfaltado irá contribuir na ordenação do tráfego de veículos em Barra Grande, principalmente durante os períodos de alta estação, que são a temporada de verão e as férias de julho. São ações como essa na Costa do Dendê, região por onde passa cerca de 760 mil visitantes por ano, que reforçam o trabalho feito pelo Governo da Bahia nas rotas turísticas e se tornam vetores para o desenvolvimento econômico do estado”, analisa Saulo Pontes, secretário de Infraestrutura, acrescentando que mais dois avisos de licitação para pavimentação também saíram do Diário Oficial do Estado.

Os 6,3 km do trecho entre o distrito de Angico e o povoado de Manguinhas, em Mairi, serão asfaltados na região da Bacia do Jacuípe. No Sudoeste Baiano, os 3,5 km do acesso à Caetanos, para quem vem da BA-959, também serão pavimentados. Ambas as obras fazem parte do programa para a interligação de distritos e povoados à malha pavimentada do estado. Nas três licitações, a abertura das propostas das empresas interessadas, que é a próxima etapa, ocorrerá em 01 de julho.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Cansanção: Adolescente morre após receber descarga elétrica em área de garimpo Foto: Reprodução/G1

Um adolescente de 16 anos morreu após receber uma descarga elétrica, em uma área de garimpo localizada na zona rural da cidade de Cansanção, no norte da Bahia. As informações são do G1.

O jovem foi identificado como Adnailton da Silva Santos. Ele chegou a ser socorrido por familiares e foi levado para um hospital do município, com marcas de queimaduras provocadas pelo choque, mas não resistiu aos ferimentos.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (8) pela Polícia Militar (PM). O caso aconteceu no último sábado (6). Não há detalhes sobre a legalidade da área de exploração de minério. A situação será apurada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em inquérito.

Segundo apurou a TV São Francisco, o acidente aconteceu enquanto a vítima lidava com um moinho triturador, normalmente usado no garimpo.

O corpo de Adnailton passou por necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim, na mesma região.

O sepultamento aconteceu nesta segunda-feira, em Quijingue, cidade natal do adolescente. A prefeitura emitiu uma nota de pesar, lamentando a perda.

Em nota, a Polícia Civil (PC) informou que a ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim como morte acidental. Apesar disso, conforme apurou a equipe de reportagem, as circunstâncias do acidente são apuradas.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é detido suspeito de esconder droga dentro de bombinha de asma em Serrinha Foto: Reprodução/RBS TV

Um homem de 39 anos foi detido no domingo (7), suspeito de esconder uma porção de cocaína dentro de uma bombinha de asma, em Serrinha, cidade da região sisaleira da Bahia. De acordo com o G1, o caso ocorreu durante rondas da Polícia Militar, no bairro Vila de Fátima.

Segundo a PM, os agentes avistaram o homem saindo de um local conhecido pela recorrência de tráfico e consumo de drogas.

Ao notar a aproximação dos policiais, o suspeito acelerou o passo, o que motivou a abordagem. Durante a revista, os agentes encontraram uma trouxa de substância semelhante à cocaína escondida dentro de um inalador utilizado por asmáticos.

De acordo com a polícia, o homem entregou o material espontaneamente e afirmou ser usuário da droga.

Ele foi encaminhado, juntamente com a substância apreendida e o objeto utilizado para ocultá-la, para a Delegacia Territorial (DT) de Serrinha, onde o caso foi registrado. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito responderá pelo crime em liberdade.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013