Achei Sudoeste


Asfab promove seminário para discutir a realidade e perspectivas do pequeno produtor rural do sertão
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O auditório da Igreja do Evangelho Quadrangular, no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, foi palco do 1º Seminário "Avanços, desafios e estratégias para a política de produção de alimentos e da convivência com o Semiárido", promovido pela Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab). O evento teve como principal objetivo discutir a atual situação vivenciada pelos agricultores familiares e camponeses da região, bem como traçar metas que possam melhorar a realidades desses pequenos produtores rurais. Tudo isso por meio de um diálogo pautado em políticas públicas voltadas para o setor, integrando os seus principais atores: agricultores, associações e o poder público. Segundo Evânio Alves de Oliveira, coordenador do evento e diretor da Asfab, o Seminário foi pensado para discutir a agricultura familiar em uma visão muito maior. “Pensamos o evento para debater questões relevantes para esse importante segmento da nossa região, indo além do acesso à água. Mas para discutir e se pensar a agricultura familiar e camponesa em seu conjunto, os desafios, as perspectivas, a convivência com o semiárido, as estratégias de produção de alimentos, numa lógica mais ampla”, destaca Oliveira.

Asfab promove seminário para discutir a realidade e perspectivas do pequeno produtor rural do sertão
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o Seminário, a Asfab promoveu um debate fundamental para o avanço das políticas direcionadas à agricultura familiar não só em um contexto regional, mas também a nível estadual. “Pensamos o evento para sair de uma discussão em um contexto microrregional e ir para uma amplitude maior. Mais de 50% do estado da Bahia é rural, munícipios como os da nossa região são totalmente rurais. Então, precisamos discutir a agricultura familiar como um todo e com todos”, enfatizou Marcio Aguiar, Coordenador de projetos da Asfab e um dos organizadores do evento. Com a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre agricultores, técnicos, representantes de associações, movimentos sociais, cooperativas e do poder público regional e estadual, o Seminário esteve representado por 25 municípios, de 10 diferentes territórios de identidade da Bahia, e mostrou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico e social para a região do semiárido e para todo o estado. 

Asfab promove seminário para discutir a realidade e perspectivas do pequeno produtor rural do sertão
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Nós temos que parabenizar a Asfab por organizar um evento tão grandioso, envolvendo uma temática tão importante. Tivemos aqui um momento muito rico, de aprendizado e de formação, que muito contribuirá para a expansão de políticas públicas para o setor”, afirmou Marcelo Matos, Superintendente da Bahia ATER (Assistência Técnica Rural), e representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além do representante da SDR, o evento contou com a presença do prefeito de Malhada de Pedras, Valdeci Alves Bezerra; do prefeito de Guajeru, Gil Rocha; do coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Fetraf) Rosival Leite; da diretora do Fórum Baiano de Agricultura Familiar e da CUT Nacional, Elisângela Araújo; do Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Wellington Resende; do Secretário de Agricultura de Brumado, Frederico Maciel de Carvalho Neves e do representante da Articulação do Semiárido (ASA), Mário Augusto de Almeida Neto, o Jacó.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.