Achei Sudoeste


Audiência debate mudanças de prazo e desaceleração das obras da Fiol
Foto: Camila Queiroz

Presidente da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) mobilizou senadores, secretário de Estado, deputados federais e estaduais, vereadores, líderes de sindicatos e técnicos do governo da Bahia em uma reunião realizada na última terça-feira (14) com o ministro dos Transportes, Antônio Rodrigues, com o presidente interino da Valec, Mário Rodrigues, e representantes do DNIT e ANTT , em Brasília, Preocupada com o quadro de demissões e paralisações de obras em alguns canteiros da Fiol, a comissão debateu temas importantes e destacou a necessidade de uma ação integrada e suprapartidária de governo e órgãos para a concretização do empreendimento. Após as intervenções da comitiva, o ministro afirmou que as obras continuam em andamento e não serão paralisadas, mas apontou uma clara desaceleração dos trabalhos devido a diminuição dos recursos federais destinados às obras. 

Audiência debate mudanças de prazo e desaceleração das obras da Fiol
Foto: Camila Queiroz

Rodrigues informou ainda que, apesar do esforço de sua pasta, foram liberados pelo ministério da Fazenda R$ 190 milhões dos R$ 300 milhões previstos para o orçamento de obras até dezembro deste ano. Já Mário Rodrigues, presidente interino da Valec, estatal responsável pelas obras da ferrovia, assegurou que todas as pendências relativas a pagamentos e transportes de trilhos foram regularizadas até 2016. Dentro da programação de pagamentos da Valec, os valores serão suficientes para quitar débitos trabalhistas, sejam de rescisões ou de salários, prioritariamente dos funcionários dos lotes 4 (Brumado) e 5 (Guanambi). O trecho de Ilhéus a Caetité (Lotes 1, 2, 2A, 3 e 4) com 537 km, está com previsão de conclusão para dezembro de 2017 e o trecho de Caetité a Barreiras (Lotes 5, 5A, 6 e 7) com 485 km, para junho de 2018.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Eduardo Teles
Parabéns Deputada Ivana Bastos, estou acompanhando aqui de Brumado, as suas atuações sobre as obras da Fiol, sou e serei seu testemunha.