Achei Sudoeste


Zé Carlos Reis: “Aracatu está cooptando os filhos de Brumado”
O vereador entrou na briga pelo território da capital do minério e disse que Aracatu está cooptando irregularmente os cidadãos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A disputa territorial entre os municípios de Brumado e Aracatu, que por um período foi travada entre os ex-prefeitos Eduardo Vasconcelos e Sílvio Maia, ganhou um novo capítulo. O vereador José Carlos Reis entrou na briga exigindo intervenção na lei para que o ele chama de “cooptação irregular de cidadãos”. Reis apresentou um mapa territorial com as fronteiras do município de Brumado durante a sessão do legislativo da última segunda-feira (08) e mostrou irregularidades que, segundo ele, são cometidas pelo município vizinho. “Temos encontrado em Aracatu uma resistência em se respeitar os limites territoriais. Comunidades como Mirante, Tabuleiro, Descoberta, Passo, Passagem do Lajedo, são localidades que estão sendo cooptadas, ocupadas indevidamente pelo município”, explicou. O parlamentar denunciou que, com a situação, os filhos e as terras de Brumado estão sendo registrados como sendo de Aracatu. “As pessoas nascidas nessas comunidades estão sendo registradas como filhos de Aracatu, embora nasçam no território de Brumado. Ao invés de serem registradas no município de Brumado, as terras estão registradas como terras de Aracatu. As pessoas estão tirando e renovando os títulos em Aracatu. Isso faz com que o resultado do senso seja distorcido, e a verbas de participação, como a da educação, estão indo para Aracatu”, disparou. 

Zé Carlos Reis: “Aracatu está cooptando os filhos de Brumado”
O líder do prefeito cobrou uma postura do executivo para que a Lei Territorial seja respeitada pelo município vizinho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo Reis, além da distorção quanto às fronteiras territoriais, o ensino de Aracatu não obedece a lei federal, dada à precariedade do transporte escolar e do método de ensino. “Só em uma região são mais de 70 alunos conduzidos em cima de caminhão, carroças e carros desprotegidos para escolas com salas multisseriadas. Não podemos ficar omissos”, cobrou. O parlamentar solicitou uma ação do executivo municipal e da lei para que seja respeitada a Lei Territorial de Nº 12.564, de 10 de janeiro de 2012. “Queremos que o executivo encaminhe o nosso requerimento ao juiz responsável pela fiscalização dos cartórios de registros de nascimento, de títulos de documentos e ao cartório eleitoral. Não queremos tirar nada de Aracatu, queremos uma boa convivência, mas não podemos aceitar que haja uma interferência ou ingerência como a que vem acontecendo em nosso município”, concluiu Reis.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

José Luís Viana Leite
Quero deixar um comentário aqui, pois o nobre edil José Carlos dos Reis não tem conhecimento de causa, quanto aos registros de nascimento realizados no Cartório do Registro Civil de Aracatu. Aracatu, na verdade, sempre foi prejudicada, uma vez que 90% ou mais dos recém-nascidos daquele Município, nascem no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, sendo que algumas gestantes vão também até a Cidade de Vitória da Conquista (UNIMEC e Hospital Esaú Matos), sendo que os partos realizados no Hospital Municipal Felinto Maia, de Aracatu- BA, são pouquíssimos. Com isso, o Cartório registra os bebês, mesmo com endereço de Aracatu, mas com naturalidade de Brumado e Vitória da Conquista.
Márcio Meira
Na verdade o Vereador José Carlos Reis está interessado é nos votos daquela região para continuar no Poder. Sou filho de moradores do Mirante e acho que o Vereador ao invés de denunciar ao Juiz, bastava levar serviços que o povo naturalmente viria para Brumado. A verdade é interesse político em trazer os votos para Brumado e para ele. Vai perder tempo!
Adriano
A prefeitura de Brumado faz algo por aqueles cidadãos? Se eles estão sendo atendidos ainda que precariamente pela prefeitura de Aracatu é porque Brumado já os abandonou faz tempo. O vereador só quer as verbas e os votos isso sim.