Achei Sudoeste


Negligência em exames preventivos faz aumentar casos de câncer do colo do útero em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os casos de câncer de colo do útero vêm aumentando nos últimos anos em Brumado. O alerta é dado pelo médico obstetra Rafael Reis, que em entrevista ao site Brumado Notícias destacou que o aumento nos casos se deve à negligência das mulheres em não fazer o acompanhamento regular preventivo. O médico disse que, desde o mês de janeiro deste ano, tem realizado muitos atendimentos a pacientes que apresentam lesões uterinas em avanço, as quais, segundo ele, poderiam ser evitadas se fosse realizado o exame preventivo. O obstetra ressaltou que há casos em que as pacientes ficam até seis anos sem realizar a coleta preventiva, quando os exames deveriam ser feitos a cada seis meses. O médico esclareceu que, através dos exames, é possível diagnosticar a lesão uterina antes que a mesma evolua para o HPV e o câncer. Segundo dados do profissional, geralmente, as pacientes com complicações têm entre 30 e 50 anos de idade, a maioria residente em comunidades rurais. 

Negligência em exames preventivos faz aumentar casos de câncer do colo do útero em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No intuito de sensibilizar o público alvo, o obstetra falou sobre os efeitos da doença. “O câncer do colo do útero não mata de imediato, ele primeiro maltrata, definha e tira toda qualidade de vida da pessoa, que também perde sua vida íntima, passa até a defecar pelo reto e pela vagina, além de causar muita dor na paciente. Por isso eu digo que ser negligente com os exames preventivos é uma falta de amor próprio”, afirmou o médico. Os exames de coleta preventiva estão disponíveis na rede pública de saúde, por meio dos quais é possível prevenir em 100% qualquer lesão uterina que pode ser retirada com uma simples cirurgia. “Diferente dos demais, o câncer de colo do útero não nasce câncer, mas a negligência da paciente é que transforma uma pequena lesão numa grande complicação”, finalizou o obstetra.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.