Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

23/Set/2015 - 12h00

Negligência em exames preventivos faz aumentar casos de câncer do colo do útero em Brumado

Negligência em exames preventivos faz aumentar casos de câncer do colo do útero em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os casos de câncer de colo do útero vêm aumentando nos últimos anos em Brumado. O alerta é dado pelo médico obstetra Rafael Reis, que em entrevista ao site Brumado Notícias destacou que o aumento nos casos se deve à negligência das mulheres em não fazer o acompanhamento regular preventivo. O médico disse que, desde o mês de janeiro deste ano, tem realizado muitos atendimentos a pacientes que apresentam lesões uterinas em avanço, as quais, segundo ele, poderiam ser evitadas se fosse realizado o exame preventivo. O obstetra ressaltou que há casos em que as pacientes ficam até seis anos sem realizar a coleta preventiva, quando os exames deveriam ser feitos a cada seis meses. O médico esclareceu que, através dos exames, é possível diagnosticar a lesão uterina antes que a mesma evolua para o HPV e o câncer. Segundo dados do profissional, geralmente, as pacientes com complicações têm entre 30 e 50 anos de idade, a maioria residente em comunidades rurais. 

Negligência em exames preventivos faz aumentar casos de câncer do colo do útero em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No intuito de sensibilizar o público alvo, o obstetra falou sobre os efeitos da doença. “O câncer do colo do útero não mata de imediato, ele primeiro maltrata, definha e tira toda qualidade de vida da pessoa, que também perde sua vida íntima, passa até a defecar pelo reto e pela vagina, além de causar muita dor na paciente. Por isso eu digo que ser negligente com os exames preventivos é uma falta de amor próprio”, afirmou o médico. Os exames de coleta preventiva estão disponíveis na rede pública de saúde, por meio dos quais é possível prevenir em 100% qualquer lesão uterina que pode ser retirada com uma simples cirurgia. “Diferente dos demais, o câncer de colo do útero não nasce câncer, mas a negligência da paciente é que transforma uma pequena lesão numa grande complicação”, finalizou o obstetra.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo