Achei Sudoeste


300 mil famílias não têm energia elétrica em suas residências na Bahia
A Bahia lidera o ranking do topo da escuridão no Brasil com mais de 300 mil casas sem iluminação. (Foto: Reprodução/Band/CQC).

No Documentário da Semana, quadro que vai ao ar no Programa CQC, da Rede Bandeirantes, o município de Cotegipe, no oeste baiano, recebeu a presença do repórter Ronald Rios, que foi conferir de perto como centenas de famílias sobrevivem sem energia elétrica. Lançado em 2003 pelo governo do então presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), o Programa Luz Para Todos já atendeu mais de três milhões de residências no país. Embora o prazo final para que todas as famílias fossem beneficiadas com energia elétrica fosse até 2008, mais de um milhão de famílias ainda não foram contempladas com o Programa. Com mais de 300 mil casas sem iluminação, a Bahia lidera o ranking de não assistência do Programa. Para ilustrar a situação, o CQC esteve no povoado de Poço do Meio, no município de Cotegipe, onde a promessa de chegada de energia elétrica já dura anos. Os moradores reclamam que foram esquecidos pelo governo e que só são lembrados em época de eleição. Com dificuldade de locomoção por conta de um AVC, o idoso Luís Santos não pode receber o tratamento adequado em função da falta de energia elétrica. A família sofre há anos para cuidar do idoso. O lavrador Reginaldo Xavier ainda espera que seus filhos possam ver a chegada da luz no povoado. “Espero que eles não passem pelo sofrimento que eu já passei aqui”, disse. Mesmo revoltados, os moradores ainda têm esperanças. Em nota, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou ao CQC que a previsão para início das obras de instalação de postes de energia elétrica na comunidade é para dezembro deste ano. Segundo a Coelba, três meses após a instalação dos postes, a energia elétrica chegará ao local. Enquanto isso, os moradores contam apenas com a luz da lua e dos candieiros.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.