Achei Sudoeste


Reforma Política: Presidente, governador e prefeito poderão perder direito de reeleição
Os deputados do grupo também decidiram pela unificação das datas de eleição. (Foto: Reprodução/Revista Veja).

Uma grande mudança política foi aprovada na última quinta-feira (05) pelo grupo de trabalho da Câmara de Deputados que debate a reforma política. O grupo aprovou o fim da reeleição para os cargos de presidente, governador e prefeito, chamados de majoritários. Os deputados do grupo também decidiram pela unificação das datas de eleição – não teria mais votação separada para prefeito e vereador da votação dos outros cargos estaduais e nacionais. Atualmente os brasileiros votam de dois em dois anos e nesse caso passariam a votar a cada quatro anos. As modificações ainda vão passar para análise da Câmara e Senado. Caso deputados e senadores aprovem, as modificações passarão a valer em 2018. Os prefeitos e vereadores que forem eleitos em 2016 vão cumprir mandato apenas até 2018. O grupo deve debater ainda na próxima semana sobre fidelidade partidária, a possibilidade do fim das coligações e a duração do mandato; e no dia 19 de setembro devem opinar sobre as mudanças no sistema eleitoral. As informações são da Agência Brasil.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Cida Dias
Isto é maravilhoso! Quatro anos é demais para os políticos que sempre arrumam uma desculpa para não trabalhar e se manterem no poder.