Achei Sudoeste


Coribe: Fotografado anel ao redor do sol
Especialistas em meteorologia afirmam que o registro é uma variação de um fenômeno ótico que pode aparecer quando a luz interage com o ar e as substâncias suspensas nele. (Foto: Ivan Lima/Facebook).

Na última sexta-feira (13), o internauta Ivan Lima registrou um estranho anel ao redor do sol na cidade de Coribe, no oeste baiano. Segundo relato de Ivan em uma rede social, o anel foi fotografado por volta do meio dia. Especialistas em meteorologia afirmam que o registro é uma variação de um fenômeno ótico que pode aparecer quando a luz interage com o ar e as substâncias suspensas nele. Fenômenos desse tipo são causados pela inclinação de raios de luz antes que eles cheguem aos olhos do observador. De acordo com Todd Miner, meteorologista da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, tal como uma auréola ao redor da lua, uma estrutura circular ao redor do Sol normalmente é gerada por pequenos cristais de gelo na atmosfera. “Dependendo do tamanho, da forma e da orientação das partículas, a luz pode ser refratada em todas as cores do arco-íris ou uma única cor”, disse Miner.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.