Achei Sudoeste


Grandes reservas de quartzo foram descobertas em Tanhaçu
O prefeito João Francisco Santos (PT) recebeu o responsável pela extração do minério, José Marcílio Nunes Filho, na última sexta-feira (13). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Recentemente foram descobertas na região da Serra Escura grandes reservas de quartzo em Tanhaçu, no sudoeste baiano, o que tem atraído investimentos no setor de mineração da cidade. A forma encontrada é considerada como rara, devido ao seu alto grau de pureza. No último dia 13 de setembro, o empresário responsável pela extração do minério, José Marcílio Nunes Filho, foi recebido na Prefeitura Municipal pelo gestor João Francisco Santos (PT), vice-prefeito Valdivio Aguiar Filho (PT), o presidente da Câmara Antônio Brito (PV) e outros políticos. No encontro foi dito que a escolha de Tanhaçu para a fixação do empreendimento mineral, além das reservas, se deu por conta da sua localização estratégica – próximo às Ferrovias Centro Atlântica e Oeste Leste, o que vai facilitar a escoação do quartzo. Filho garantiu aos presentes que o empreendimento irá utilizar técnicas de mineração sustentável, com tecnologias limpas. O investimento será de R$ 10 milhões gerando incialmente 50 empregos diretos. De acordo com o prefeito, os benefícios da extração do quartzo serão importantes para a cidade, pois vai gerar riqueza e aumento da receita tributária do município. Esse é o segundo grande marco de Tanhaçu, sendo o primeiro o canteiro de obras da Fiol que gera 1.200 empregos. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Marlon Câmara Machado
Na Serra Escura, local do empreendimento, cresce uma espécie de cacto que é exclusiva desse local, não ocorrendo em nenhum outro lugar: a Arrojadoa Marylanae. Por ser conhecida apenas da Serra Escura, o cacto encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção. A mineração do local poderá causar a extinção da espécie.