Achei Sudoeste


Vereador acusa Embasa de ceder água para obras do parque eólico e secar a barragem de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além da estiagem, o vereador José Carlos dos Reis (PSB), líder do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) no legislativo, culpa a Embasa pela queda no volume de água na Barragem de Cristalândia, em Brumado. Segundo ele, sem uma visão antecipada da crise hídrica e na falta de um planejamento controlado e responsável, a empresa cedeu a água bruta da barragem para uso das empresas que estão trabalhando na construção do Parque Eólico, pondo em risco o abastecimento nas cidades assistidas. O vereador argumentou que a obra poderia estar captando água da barragem desativada do Rio do Antônio, na sede do município, o que iria gerar apenas ônus de transporte, mas não ameaçaria o abastecimento dos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. 

Vereador acusa Embasa de ceder água para obras do parque eólico e secar a barragem de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Não sou contra as obras do parque eólico, bem pelo contrário, mas a Embasa não poderia ceder essa água, que é principalmente para o consumo humano. Esse acordo de cavalheiros entre a estatal baiana e a obra eólica poderá comprometer muito o fornecimento de água e deixar milhares de pessoas sem o precioso líquido. Faltou respeito e responsabilidade da Embasa com as duas comunidades”, criticou o parlamentar. O site Brumado Notícias apurou que a água retirada pelas empresas na obra do parque eólico tem sido utilizada para molhar as estradas vicinais a fim de diminuir a poeira por conta da constante circulação de veículos nas comunidades e na concretagem das bases onde serão instalados os aerogeradores. O volume da Barragem de Cristalândia nunca esteve tão baixo como nos últimos meses, o que causou estranheza e preocupação nos consumidores das duas localidades, uma vez que a barragem transbordou no início do ano, com as chuvas do mês de janeiro. Atualmente, a barragem está com o nível cinco metros abaixo da sua capacidade máxima.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Amaury
Sua preocupação é salutar, mas parece que o senhor não está acompanhando as notícias relacionadas ao clima em nosso estado, estamos no período chuvoso, para se fazer um comentário desta magnitude é necessário ter conhecimento de causa, em momentos de crise temos que ter coerência para abordar determinados assuntos, para que o tema não se figure como atitude ridícula.
Diego Caires
O vereador está coberto de razão. Onde já se viu usar água potável para molhar estrada?!! Além do mais essas empresas que aí estão, nem fazem por merecer, pois não gera emprego como a população pensou que fosse acontecer; e mesmo que fosse, é errado isso. Vão pegar água na barragem antiga!!!!