Achei Sudoeste


Barragem de Piatã: Uma ameaça ao Rio das Contas e à barragem de Cristalândia
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável debateu a questão nesta quarta-feira (02). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A possível construção de uma barragem na nascente do Rio das Contas na cidade de Piatã, no sudoeste baiano, foi um dos temas debatidos na manhã desta quarta-feira (02) durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado (CMDRS), realizada no auditório da SEMAC. Conselheiros, representantes da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), Secretaria Municipal de Recursos Hídricos, líderes de comunidades rurais e ribeirinhas se posicionaram de forma contrária ao projeto, colocado como ‘tenebroso’ por Gilberto Lima Dias, o Giba, presidente do CMDRS. 

Barragem de Piatã: Uma ameaça ao Rio das Contas e à barragem de Cristalândia
Gilberto Lima Dias, presidente do CMDRS disse que realizará uma mobilização para protestar em Salvador contra a construção da barragem. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Giba, reforçou a preocupação e o alerta do Conselho. “A notícia [da construção da barragem] para nós é tenebrosa, pois duas empresas mineradoras estão querendo, com aquiescência do governo do estado, construir uma barragem na nascente do Rio das Contas para uso particular das empresas. A nossa preocupação é de que a história se repita como aconteceu com a construção da Barragem do Truvisco, em Caculé, que matou o Rio do Antônio”, comentou Giba. De acordo com ele, essa nova barragem pode afetar a perenidade do Rio das Contas, o que prejudicaria o abastecimento da Barragem de Cristalândia e de várias cidades do sudoeste baiano. Para que isso não aconteça, o CMDRS já começou uma mobilização junto à sociedade organizada e comunidades rurais para ir a Salvador protestar contra a construção da barragem de Piatã. “Fomos avisados de que o governo está propenso a autorizar a construção dessa barragem, o que é temeroso e desastroso para a nossa região”, alertou Giba. 

Barragem de Piatã: Uma ameaça ao Rio das Contas e à barragem de Cristalândia
O secretário de Recursos Hídricos, Frederico Neves, disse que a proposta visa apenas à exploração particular de empresas de mineração. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente do CMDRS tem o apoio do secretário municipal de Recursos Hídricos e vice-presidente do Comitê de Bacias do Rio das Contas (CBRC), Frederico Neves, nessa luta. “A barragem proposta pelas empresas de mineração visa apenas à exploração particular para finalidade comercial”, enfatizou Neves. O secretário garantiu que o Comitê se posiciona contrariamente ao projeto, pois que poderá prejudicar toda a bacia do Rio das Contas. “O Comitê com certeza será contrário, pois essa barragem é uma ameaça não só para Brumado, mas para todos os 92 municípios que compõem da bacia hidrográfica do Rio das Contas. Estamos atentos a esta questão e é por isso que vamos mobilizar toda a sociedade civil e o poder público, tendo em vista que já tivemos um colapso no abastecimento de água no passado e não podemos admitir que essa condição de abastecimento de hoje seja ameaçada por interesses de empresas particulares, as quais pensam apenas nas questões dos seus lucros financeiros”, asseverou o vice-presidente do CBRC.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Walter Luiz
É preciso mobilizar para evitar que aconteça esta construção; deve-se levar ao Ministério Público Federal, se for o caso.