Achei Sudoeste


Caculé: Município implanta Programa de Triagem Pré-Natal
Durante todas as fases do pré-natal, as grávidas de Caculé serão beneficiadas com a tecnologia de coleta de sangue seco em papel de filtro. (Foto: Divulgação).

O governo de Caculé, através da secretaria municipal de Saúde, está implantando no município o Programa Estadual de Triagem Pré-Natal em Papel Filtro. O programa consiste na realização de atendimento especial à gestante nos exames laboratoriais de sangue. Durante todas as fases do pré-natal, as grávidas de Caculé serão beneficiadas com a tecnologia de coleta de sangue seco em papel de filtro. A implantação faz parte das estratégias do Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde. Para colocar o programa em funcionamento, duas enfermeiras do município, Cléia Lúcia Prates e Nicelma Porto Leite, passaram por uma capacitação no Laboratório de Imunologia da Universidade Federal da Bahia. As duas tiveram a tarefa de compartilhar o aprendizado com os demais profissionais que atuarão nas triagens. “Diante da técnica utilizada, o programa proporcionará um atendimento descentralizado, qualificado e mais acessível para a população de gestante, visto que a coleta será realizada em todas as Unidades de Saúde”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Joziane Brito. Os principais objetivos de o município implantar o programa, de acordo com a coordenadora, são melhorar o serviço prestado às grávidas e obter melhores indicadores de saúde.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.