Achei Sudoeste


Rio São Francisco chega ao mais baixo volume de água em 513 anos de história
Foto: Notícias da Lapa

O Rio São Francisco, o Velho Chico, chegou ao ano de 2017 com o mais baixo volume em 513 anos de história. O manancial enfrenta uma espécie de sentença de morte. Estudo inédito realizado pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos e pela Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) revela que o leito do rio recebe por ano 23 milhões de toneladas de sedimentos, da nascente na Serra da Canastra, em Minas, à foz no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe. Para fazer frente a essa realidade, o estudo propõe medidas controversas, que incluem a transposição de águas de outras bacias. O diagnóstico aponta ainda que o soterramento do rio tem como uma das principais causas a ação humana, especialmente o desmatamento. De acordo com o Notícias da Lapa, os impactos causados pelo crescimento dos grandes empreendimentos do agronegócio na região também têm influenciado no volume de chuva, atingindo diretamente o lençol freático e diminuindo a vazão de forma drástica dos rios Corrente, Grande, Carinhanha, que são as veias principais do São Francisco na Bacia. Sem chuvas e com perspectivas nada animadoras, a revitalização do Rio São Francisco aparece como única saída para dar segurança hídrica à região.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Hermírio Públio de Brito Viana
SIMPLES ASSIM; O homem é o lobo do homem é uma frase tornada célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem. Bíblia Sagrada, 2 Timóteo 3: 1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. 2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, 3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus.